Festa da Bugiada e Mouriscada de Sobrado: apresentação do projeto de investigação

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Foi apresentado na manhã do dia 22 de junho, na sala de atos do ICS, o Projeto de investigação da Festa da Bugiada e Mouriscada de Sobrado, que está em curso no CECS, sendo coordenado pela investigadora Rita Ribeiro. A iniciativa inscreveu-se nas atividades de encerramento do projeto FCT/CAPES “O Fluxo e a morte: desafios teórico-metodológicos em torno do ‘acontecimento mediático’” (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade/Universidade Federal de Minas Gerais).

O projeto, que tem como parceiros a Casa do Bugio, a Câmara Municipal de Valongo e a União de Freguesias de Campo e Sobrado, desenvolve-se em três eixos – investigação, intervenção e divulgação -, e pretende realizar o registo, descrição e análise exaustiva da festa, enquadrando-a nas tradicionais festividades de máscaras e de “mouros e cristãos”. Por tratar-se de uma festa de enorme riqueza simbólica, no plano ritual, performativo e estético, e que representa um forte elemento identitário na comunidade de Sobrado, um dos objectivos é a sua inscrição no Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial, criando as bases para um eventual candidatura à lista do património cultural imaterial da UNESCO.