Programação para a Infância nos canais generalistas de sinal aberto, RTP1, RTP2, SIC, TVI

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A Entidade Reguladora tem procurado promover o conhecimento da comunicação social. De facto, a regulação será tanto mais equilibrada, justa e e razoável quanto menos lhe for imputado – quase como pecado mortal – o subjectivo. Além disso, o conhecimento, como valor autónomo, é indispensável para os diferentes actos da comunicação social e, em geral, para os cidadãos.

Este estudo tratará de questões relacionadas com o ambiente mediático em torno de crianças e jovens e da programação dos canais generalistas em sinal aberto que os tem como destinatários (RTP1, RTP2, SIC e TVI). O que transmitem? Quando, e em que horários? Com que conteúdos? Com que estratégias? Que avaliação (mesmo que implícita) se pode extrair destes dados? Como relacioná-los com a querela infindável sobre os efeitos – positivos ou negativos – que se inculcam à televisão, na medida em que se lhe atribui importância mais do que significativa na sua formação?

Link para o estudo:
http://www.erc.pt/documentos/EstudoATelevisaoeasCriancas.pdf