A Entidade Reguladora tem procurado promover o conhecimento da comunicação social. De facto, a regulação será tanto mais equilibrada, justa e e razoável quanto menos lhe for imputado – quase como pecado mortal – o subjectivo. Além disso, o conhecimento, como valor autónomo, é indispensável para os diferentes actos da comunicação social e, em geral, para os cidadãos.
Este estudo tratará de questões relacionadas com o ambiente mediático em torno de crianças e jovens e da programação dos canais generalistas em sinal aberto que os tem como destinatários (RTP1, RTP2, SIC e TVI). O que transmitem? Quando, e em que horários? Com que conteúdos? Com que estratégias? Que avaliação (mesmo que implícita) se pode extrair destes dados? Como relacioná-los com a querela infindável sobre os efeitos – positivos ou negativos – que se inculcam à televisão, na medida em que se lhe atribui importância mais do que significativa na sua formação?
Link para o estudo:
http://www.erc.pt/documentos/EstudoATelevisaoeasCriancas.pdf