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A Televisão e as Crianças. Um ano de programação na RTP 1, RTP 2, SIC e TVI

Sara Pereira, Manuel Pinto & Eulália Pereira

2009 | Lisboa: ERCS

ISBN:290869/09

Sara Pereira, Manuel Pinto & Eulália Pereira

2009

Lisboa: Entidade Reguladora para a Comunicação Social

“O presente estudo foi desenvolvido no âmbito de um concurso, aberto em Junho de 2007 pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), com vista à realização de uma pesquisa sobre 'Programação para a Infância nos canais generalistas de sinal aberto RTP1, RTP2, SIC e TVI'. O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho, respondeu a este concurso com uma candidatura que veio a ser seleccionada pela ERC.
O propósito principal deste estudo diz, portanto, respeito, à caracterização da programação infantil e juvenil emitida pelos canais generalistas portugueses (RTP1, RTP2, SIC e TVI) no período de um ano (Setembro de 2007 – Outubro 2008). Em termos gerais, a pesquisa observou e examinou o que diariamente é emitido para 1.628.852 indivíduos, ou seja, para 15,3% da população portuguesa. A monitorização foi feita com base na análise das grelhas de programação e de materiais audiométricos e com suporte no visionamento de programas.
A pesquisa parte do pressuposto de que a televisão é, simultaneamente, expressão e agente das culturas infantis".
(in Introdução)

INDEX

Introdução
19
 
1. Programação para a infância: o caso português no panorama internacional
23
1.1. Enquadramento e retrospectiva
24
1.2. Aspectos do quadro normativo
30
1.3. Em síntese
43
 
2. Metodologia e questões técnicas do estudo
45
2.1. Objectivos e instrumentos de análise
46
2.2. Categorias de análise quantitativa da programação televisiva para a infância
51
2.3. Categorias de análise qualitativa de programas
57
2.4. Categorias de análise da publicidade, patrocínios e autopromoções
58
 
3. Caracterização da programação infantil e juvenil dos canais generalistas portugueses
61
3.1. Tempo de emissão para a infância vs tempo de emissão geral
62
3.2. Tempo de emissão para a infância
65
3.3. Localização da programação para a infância nas grelhas
68
3.4. Os géneros
87
3.5. Os formatos
97
3.6. Temas dominantes na programação
106
3.7. Origem geográfica dos programas
114
3.8. Público-alvo da programação
125
3.9. Caracterização dos programas 'contentor'
135
3.10. Algumas notas conclusivas
152

 

4. Aspectos qualitativos de uma amostra de programas
155
4.1. Nota metodolológica e critérios de selecção e análise
157
4.2. Características dos programas infantis preferidos pelas crianças
158
4.3. Algumas notas conclusivas
167

 

5.Audiências infantis – segmento etário 4-14
171
5.1. Tempo médio de consumo
172
5.2. Rating e share dos canais generalistas
176
5.3. Os 10 programas gerais mais vistos
177
5.4. O 10 programas infantis mais vistos
183
5.5. Notas conclusivas
186

 

6. A publicidade nos intervalos da programação para a infância
189
6.1. Tempos de publicidade nos intervalos da programação
196
6.2. Categorias temáticas dos anúncios
200
6.3. Autopromoções e patrocínios
204
6.4. A publicidade nos programas 'contentor'
216
6.5. Notas conclusivas
225

 

Conclusões
227
Bibliografia
237
Anexos
243
 
Índice de Gráficos
Índice de Tabelas
 
A base de dados desta análise encontra-se disponível para consulta em formato .sav
http://www.erc.pt/documentos/EstudoATelevisaoeasCriancas.pdf
http://www.erc.pt/documentos/ERCprogramacaoinfantil.sav