Sara Pereira
1999 | Braga: Instituto de Estudos da Criança, UMinho
ISBN:972-97323-6-1
Sara Pereira
1999
Braga: Centro de Estudos da Criança, Universidade do Minho
“Parece, por conseguinte, mais necessário e produtivo um trabalho que nos ajude a conhecer melhor a `televisão que temos' ou sonhamos, quem somos como telespectadores e consumidores de televisão, e como é que essa faceta de telespectadores se interliga com outras facetas do quotidiano, perspectivadas a partir das posições, trajectórias, recursos e interesses dos indivíduos e dos grupos.
Este livro de Sara Pereira representa uma achega importante nesse sentido. Resultando de uma pesquisa académica recente, centra-se nos usos da televisão em famílias com crianças em idade pré-escolar, apurados em 50 entrevistas em profundidade, feitas a pais e, sobretudo, mães de famílias urbanas e rurais.” (Manuel Pinto, Introductory Note)
"Televisão ou Não" |
7
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Agradecimentos |
9
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Prefácio |
11
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Introdução |
17
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Parte I | |
PROBLEMATIZAÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA |
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CAPÍTULO I – AS CRIANÇAS E A TELEVISÃO: O CONTEXTO DO DEBATE E DA INVESTIGAÇÃO |
27
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1. O Novo Panorama Audiovisual Português |
30
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2. A Relação Crianças-Televisão |
33
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Uma perspectiva holística da relação crianças- televisão |
39
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3. Modalidades do Consumo Televisivo pelas Crianças |
40
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Variáveis que influenciam o consumo televisivo |
40
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4. A Televisão e o Conceito de Infância |
48
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CAPÍTULO II – A TELEVISÃO NO QUADRO DA VIDA FAMILIAR |
51
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1. A Televisão na Família |
53
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2. Televisão e Interacção Familiar |
60
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3. Usos Sociais da Televisão |
69
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4. Padrões de Comunicação na Família |
73
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A tipologia de Chaffee, McLeod e Atkin |
74
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5. Mediação da Televisão na Família |
78
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O conceito de mediação |
78
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Formas de mediação cm relação à televisão |
81
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Factores que influenciam a mediação |
83
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Os estudos sobre a mediação na família em relação à televisão |
86
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A mediação fora do contexto televisivo |
90
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Em jeito de síntese |
91
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Parte II | |
ESTUDO EMPÍRICO |
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CAPÍTULO III – APRESENTAÇÃO DO ESTUDO E METODOLOGIA |
95
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1. O Problema e os Objectivos |
97
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2. Opção Metodológica |
101
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Instrumento de recolha de dados: a Entrevista |
101
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3. Constituição do Grupo de Inquiridos |
102
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4. Realização das Entrevistas |
106
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5. Análise dos Dados |
108
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A análise de conteúdo das entrevistas |
108
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Os critérios de cientificidade |
112
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6. Caracterização Sócio-Demográfica das Famílias |
113
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CAPÍTULO IV – O QUOTIDIANO DAS FAMÍLIAS |
119
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1. O dia-a-dia das Famílias |
121
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2. Tarefas Domésticas |
133
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3. Vivência do Serão |
136
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4. Actividades das Crianças |
138
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5. Tempos Livres das Famílias |
140
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CAPÍTULO V – INTERACÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A TELEVISÃO |
145
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1. Número e Localização dos Televisores no Espaço Doméstico |
147
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2. Tempos e Modos de Ver |
154
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A televisão no momento da refeição |
166
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Ver televisão enquanto prática individual e colectiva |
171
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Por quem e como são tomadas as decisões acerca do que ver |
174
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As preferências e os gostos televisivos das famílias |
182
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3. Papel e Importância da Televisão na Família |
186
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4. Aprender com a Televisão? |
191
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CAPÍTULO VI – PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO DA TELEVISÃO NA FAMÍLIA |
195
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1. Formas de Mediação |
202
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Mediação Restritiva |
203
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Mediação Avaliaria |
211
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Mediação Não-Focalizada |
214
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2. Factores que Influenciam a Mediação |
216
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3. Síntese Final |
220
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Conclusão |
223
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Bibliografia |
233
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Anexos |
243
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