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A televisão na família – Processos de mediação com crianças em idade pré-escolar

Sara Pereira

1999 | Braga: Instituto de Estudos da Criança, UMinho

ISBN:972-97323-6-1

Sara Pereira

1999
Braga: Centro de Estudos da Criança, Universidade do Minho

“Parece, por conseguinte, mais necessário e produtivo um trabalho que nos ajude a conhecer melhor a `televisão que temos' ou sonhamos, quem somos como telespectadores e consumidores de televisão, e como é que essa faceta de telespectadores se interliga com outras facetas do quotidiano, perspectivadas a partir das posições, trajectórias, recursos e interesses dos indivíduos e dos grupos.
Este livro de Sara Pereira representa uma achega importante nesse sentido. Resultando de uma pesquisa académica recente, centra-se nos usos da televisão em famílias com crianças em idade pré-escolar, apurados em 50 entrevistas em profundidade, feitas a pais e, sobretudo, mães de famílias urbanas e rurais.” (Manuel Pinto, Introductory Note)

INDEX

"Televisão ou Não"
7
Agradecimentos
9
Prefácio
11
Introdução
17

 

Parte I

PROBLEMATIZAÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

CAPÍTULO I – AS CRIANÇAS E A TELEVISÃO: O CONTEXTO DO DEBATE E DA INVESTIGAÇÃO
27
1. O Novo Panorama Audiovisual Português
30
2. A Relação Crianças-Televisão
33
Uma perspectiva holística da relação crianças- televisão
39
3. Modalidades do Consumo Televisivo pelas Crianças
40
Variáveis que influenciam o consumo televisivo
40
4. A Televisão e o Conceito de Infância
48

 

CAPÍTULO II – A TELEVISÃO NO QUADRO DA VIDA FAMILIAR
51
1. A Televisão na Família
53
2. Televisão e Interacção Familiar
60
3. Usos Sociais da Televisão
69
4. Padrões de Comunicação na Família
73
A tipologia de Chaffee, McLeod e Atkin
74
5. Mediação da Televisão na Família
78
O conceito de mediação
78
Formas de mediação cm relação à televisão
81
Factores que influenciam a mediação
83
Os estudos sobre a mediação na família em relação à televisão
86
A mediação fora do contexto televisivo
90
Em jeito de síntese
91

 

Parte II

ESTUDO EMPÍRICO

CAPÍTULO III – APRESENTAÇÃO DO ESTUDO E METODOLOGIA
95
1. O Problema e os Objectivos
97
2. Opção Metodológica
101
Instrumento de recolha de dados: a Entrevista
101
3. Constituição do Grupo de Inquiridos
102
4. Realização das Entrevistas
106
5. Análise dos Dados
108
A análise de conteúdo das entrevistas
108
Os critérios de cientificidade
112
6. Caracterização Sócio-Demográfica das Famílias
113

 

CAPÍTULO IV – O QUOTIDIANO DAS FAMÍLIAS
119
1. O dia-a-dia das Famílias
121
2. Tarefas Domésticas
133
3. Vivência do Serão
136
4. Actividades das Crianças
138
5. Tempos Livres das Famílias
140

 

CAPÍTULO V – INTERACÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A TELEVISÃO
145
1. Número e Localização dos Televisores no Espaço Doméstico
147
2. Tempos e Modos de Ver
154
A televisão no momento da refeição
166
Ver televisão enquanto prática individual e colectiva
171
Por quem e como são tomadas as decisões acerca do que ver
174
As preferências e os gostos televisivos das famílias
182
3. Papel e Importância da Televisão na Família
186
4. Aprender com a Televisão?
191

 

CAPÍTULO VI – PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO DA TELEVISÃO NA FAMÍLIA
195
1. Formas de Mediação
202
Mediação Restritiva
203
Mediação Avaliaria
211
Mediação Não-Focalizada
214
2. Factores que Influenciam a Mediação
216
3. Síntese Final
220

 

Conclusão
223
Bibliografia
233
Anexos
243