Manuel Pinto & Manuel Jacinto Sarmento (Org.)
1997 | Braga: CEC-UMinho
Manuel Pinto & Manuel Jacinto Sarmento (Org.)
1997
Braga: Centro de Estudos da Criança, Universidade do Minho
“As crianças e as problemáticas associadas à infância estão na ordem do dia das agendas política, mediática e da investigação. Ainda que a actual visibilidade do fenómeno social da infância tenha uma dimensão internacional – sendo imediatamente percepcionável no impacto público de situações dramáticas envolvendo crianças, como a da descoberta da rede pedófila da Bélgica, a situação de morte pela fome de milhões de crianças vítimas de conflitos armados, perseguições étnicas ou catástrofes naturais – em Portugal há indicadores específicos que assinalam a entrada das condições sociais de vida das crianças no universo das referências quotidianas. Assim, a título de exemplo, podem considerar-se sintomáticos da crescente emergência da infância na cena social, entre outros, fenómenos e situações como a proclamada intenção governamental de criação do lugar de Provedor(a) da Criança, a inusitada importância mediática atribuída às crianças, com sucessivos programas de televisão dedicados às problemáticas da infância (…)” (Manuel Pinto, Manuel Jacinto Sarmento, Introductory Note)
Índice
Introdução | |
As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo Manuel Jacinto Sarmento e Manuel Pinto |
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1ª Parte | |
1. A infância como construção social |
31
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2. Direitos da criança: utopia ou realidade? |
75
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3. Um Contributo para a História da Educação da Infância em Portugal Justino Magalhães |
113
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2ª Parte | |
4. Planificação da actividade e tomada de consciência na criança Paula Cristina Martins |
147
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5. A infância e as práticas lúdicas |
217
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6. A escola e o trabalho em tempos cruzados |
265
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