Bernardo Pinto de Almeida
2002 | Porto: Campo das Letras
ISBN:9789726105411
Bernardo Pinto de Almeida
2002
Porto: Campo das Letras
Margem de incerteza |
|
1. A luz que desenha um jardim secreto |
Aquele que longamente olha para a arte |
Marcel Duchamp |
Alberto Giacometti |
Joseph Cornell |
Robert Gober |
Jorge Molder |
Julião Sarmento |
Rui Chafes |
Manuel Rosa |
Jean Marie Straub |
Caravaggio |
O passado é muito tempo |
Texto (prefácio a todas as exposições futuras) |
|
2. As imagens e as coisas |
Lehnert, Landrock e eu no deserto |
Para que serve a pintura |
Pascoaes e a legenda |
Nota acerca de um raro (auto)retrato da artista quando jovem (Vieira da Silva) |
Toulouse-Lautrec |
Giorgio Morandi |
Virtual |
A carne nua |
A pintura e o seu duplo |
Sem título (Costa Pinheiro) |
Duplo Constrangimento (Julião Sarmento) |
De cinco obras no Museu Berardo: |
-Cindy Sherman |
-Julião Sarmento |
-Joaquim Rodrigo |
-Pierre Klossowsky |
-René Bertholo |
|
3. Nas margens de um rio (sobre arte portuguesa) |
Amadeo |
Santa Rita (pintor?) |
Almada |
O que acaba quando o desenho começa (Júlio) |
Alvarez |
Hogan ou o espaço tangível |
Quatro fragmentos para Fernando Lanhas |
Rosto de António Dacosta |
Dacosta outra vez |
O Mar e o Cesariny: O Olhar Ávido |
Nikias ou a nudez da pintura |
Acções imóveis (Jorge Martins) |
Generalidades sobre o princípio do cão (Paula Rego) |
Inumano (Paula Rego) |
Ângelo (hetero-retratos) |
19 caras (Ângelo de Sousa) |
Ângelo em 1997 |
Mesóstico para Álvaro Lapa |
Alberto Carneiro: memórias de água |
Joaquim Bravo |
Julião Sarmento: uma dramaturgia branca |
Tales on the true artist (José Barrias) |
Pequena história para Manuel Casimiro |
Cabrita Reis |
Manuel Rosa e a escultura portuguesa actual |
Um pintor instala-se seguido de “O nome de um pintor” (Albuquerque Mendes) |
Dial M for Molder |
José Pedro Croft |
O enciclopedista melancólico (Pedro Proença) |
Ventos, coisas atmosféricas (Ilda David) |
Rui Chafes |
|
4. Estados Unidos da Imagem |