Bernardo Pinto de Almeida
1996 (2 ªEd.) | Lisboa: Lello
ISBN:9789724818047
Bernardo Pinto de Almeida
1996 (segunda edição)
Lisboa: Lello
"Será legítimo que o leitor se interrogue sobre os critérios que foram subjacentes a este modo de contar a estória da nossa pintura. Haverá aqui que afirmar, conscienciosamente, a ideia de que cada autor terá a sua visão e perspectiva da importância relativa dos artistas e dos acontecimentos que protagonizaram estes quase cem anos, e de que a presente interpretação é tão-somente uma, entre outras possíveis.
Até por não acreditar que possa haver, em história ou estória, visões definitivas, razões, finalidades ou determinações que expliquem, sem margem para renovadas interpretações ou controvérsias, as relações entre os acontecimentos, mesmo se é possível articular estes em regimes de discurso que produzem sentidos.
Escrever história (…) é construir cadeias ou articulações discursivas que produzem sentido e que ajudam a compreender perspectivas de relação entre acontecimentos diversos no interior de um regime narrativo cuja verdade será sempre parcelar, provisória e, sobretudo, discutível." (Bernardo Pinto de Almeida, 1st edition Introductory Note)
Índice
NOTA À SEGUNDA EDIÇÃO |
27
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HUMORISTAS E MODERNISTAS |
11
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O FUTURISMO EM PORTUGAL |
21
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A AFIRMAÇÃO DO MODERNISMO PORTUGUÊS NOS ANOS 20 |
41
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DO SALÃO DOS INDEPENDENTES DE 1930 À GRANDE EXPOSIÇÃO DO MUNDO PORTUGUÊS DE 1940 |
71
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OS NEO-REALISTAS, OS SURREALISTAS E A EVOLUÇÃO DA ARTE PORTUGUESA NA DÉCADA DE 50 |
89
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OS ANOS 60 NA PINTURA PORTUGUESA |
127
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1974-1984: SITUAÇÕES DE RUPTURA |
165
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ASPECTOS DA PINTURA PORTUGUESA NA DÉCADA DE 80 |
179
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CONCLUSÃO: REFLEXÕES DE FIM DE SÉCULO |
205
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