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Salvador Vieira: traços do homem e do artista

Madalena Oliveira

2011 | Porto: Alert

ISBN:978-989-20-2438-7

Madalena Oliveira

2011
Porto: Alert

 «Como se sugere no título, este é um livro que pretende falar de traços, na grande amplitude do termo: os traços de personalidade de Salvador Vieira, os traços dos seus pincéis, os traços do outro retratados pelo pintor ou estilizados pelo escultor… Assente numa leitura que procura conhecer a história de vida de Salvador Vieira, este livro pretende acima de tudo explorar a actividade do artista, umas vezes a traço cheio outras a traço descontinuado. Na verdade, pouco se fixou este registo em datas rigorosas, em muitos casos da obra aqui apresentada quase impossíveis de assinalar. Pouco dado ao registo sistemático dos seus trabalhos, Salvador Vieira não tem dos quadros que pintou a memória cronológica que conviria a um livro como este. (…)

Não se tratando, portanto, de uma biografia no verdadeiro sentido do termo, este livro persegue a sensibilidade do homem e do artista, razão pela qual este é, de algum modo, também um livro de afectos. Mas não nos prendemos demasiado na vida afectiva, íntima e familiar de Salvador Vieira. Pouco se revela nestas páginas sobre a intimidade do artista. Embora se saiba que os amores e desamores estão quase sempre na génese da actividade expressiva das mais diversas formas de arte, da poesia à pintura, não sabemos quanto da emoção privada está nas pinceladas – sobretudo nas pinceladas mas também nas estucadas de cada escultura – de Salvador Vieira. Pelas notas da vida familiar passa-se neste texto com a mesma discrição com que algumas referências foram sendo intuídas pela autora, que propositadamente as deixou inexploradas.»

«As suggested by the title, this is a book that intends to discuss traits, in the breadth of its meaning: the personality traits of Salvador Vieira, the strokes of his paintbrushes, the traits of the other represented by the painter or stylised by the sculptor… Focusing on a reading that seeks to know the life story of Salvador Vieira, this book intends above all to explore the activity of the artist, sometimes a continuous line and others a broken line. Actually this manuscript is not fixated with rigorous dates, in many cases of the work herein presented they are virtually impossible to determine. Not keen on the systematic cataloguing of his works, Salvador Vieira does not have the chronolocial memory of the pictures he painted that would be necessary for a book of this kind.  (…)

Though it is not a biografphy in the true sense of the word, this book pursues the sensitivity of the man and the artist, and for this reason it is, in some way, a book about affections too. But we will not dwell on the personal, intimate and family life of Salvador Vieira. Little is revealed on these pages of the intimacy of the artist. Even though it is accepted that love and heartbreak are almost always at the core of expressive activity in the most diverse art forms, from poetry to painting, we do not know how much private emotion is in the brush strokes – particularly in the brush strokes but also in the plasters of every sculputre – of Salvador Vieira. Notes on familitylife are covered herein with the same discretion with which some references were inferred by the author, who deliberately left them unexplored.»