Quatro investigadoras do CECS eleitas vice-chairs de secções da ECREA

Quatro investigadoras do CECS foram eleitas vice-chairs de diferentes secções da ECREA – Euroean Communication Research and Education Association, durante o congresso da instituição que decorreu em Istambul (24-27 de outubro). Anabela Carvalho e Ana Melo foram reeleitas, respectivamente, para a Secção de Comunicação de Ciência e Ambiente e para a Secção de Comunicação Estratégica e Organizacional, enquanto que Madalena Oliveira e Carla Cerqueira foram eleitas para a Secção de Investigação em Rádio e para a Secção de Comunicação e Género.

Anabela Carvalho é co-fundadora da Secção de Comunicação de Ciência e Ambiente e foi “Chair” da mesma entre 2007-2008 e 2008-2010, tendo desde então ocupado a posição de “Vice-Chair”. Esta Secção tem como objectivo criar e desenvolver uma rede internacional de investigação sobre comunicação de questões científicas e ambientais. No exercício das suas funções, co-organizou várias dezenas de paineis temáticos da Secção em três Conferências Europeias de Comunicação (Barcelona, Hamburgo e Istambul), dois simpósios internacionais da Secção (em Copenhaga e Bath) e um livro que foi recentemente publicado pela ‘Intellect’ com o patrocínio da ECREA: ‘Citizen Voices: Performing Public Participation in Science and Environment Communication’. Colaborou, também, na criação e manutenção do site da secção.

A Secção de Comunicação Estratégica e Organizacional, para a qual Ana Melo foi reeleita vice-chair, foi fundada em 2007 e reúne especialistas de toda a Europa numa rede de partilha de conhecimento na área da Comunicação Estratégica e Organizacional, promovendo o diálogo e a cooperação académica nos mais diversos campos da comunicação e cultura corporativa, nomeadamente, Relações Públicas, Marketing, Publicidade, Branding, Comunicação Interna, Comunicação Pública, Comunicação de Crise, entre outros.

A Secção de Investigação em Rádio, em cujas eleições Madalena Oliveira foi eleita pela primeira vez, destina-se a criar oportunidades para a promoção do intercâmbio internacional de informações e à promoção da colaboração entre as especialidades dentro da área de comunicação com o foco na área da rádio. A seção tem em vista apoiar os seus membros no desenvolvimento do seu trabalho através da realização de conferências e de publicações. O objetivo é criar uma comunidade de rádio, bem como a promoção de um diálogo académico sobre o futuro da rádio.

A Secção de Comunicação e Género, de que é agora vice-chair Carla Cerqueira, tem como objetivo reunir académicos que abordam questões no campo da comunicação com um interesse específico na problemática do género. A Secção procura especificamente a inclusividade em relação às questões relacionadas com estudos género (como a etnia, políticas de identidade, género em indústrias de media, estudos feministas de media, estudos de cultura popular). O objetivo é estabelecer uma abordagem crítica para fazer a ponte entre a comunicação e os estudos de género.

Toda a informações sobre as secções da ECREA.