Rodrigo Portella, em investigação no CECS

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Rodrigo Portella desenvolve um estágio de pós-doutoramento no CECS sob a supervisão do Professor Doutor António Joaquim Brito Figueiroa Jardim Costa, a decorrer entre setembro de 2015 e fevereiro de 2016 (Bolseiro CAPES). Título do projeto do estágio de pós-doutoramento é: “Os sentidos de Maria: cenas e significados no desenvolvimento histórico da piedade mariana”.

O projeto visa mapear e analisar/interpretar, através de pesquisa bibliográfica e iconográfica, alguns dos vários significados que a Virgem Maria tomou e tem tomado na devoção mariana católica. Preferencialmente serão analisados documentos lusos e brasileiros – na larga escala temporal da existência de ambas as nacionalidades – referentes à piedade mariana, sem, entretanto, deixar de analisar documentos e bibliografias referentes a outras territorialidades e medidas de tempo. Sem querer e poder – como é evidente – referenciar todos os aspectos das devoções marianas nestas largas escalas temporais e geográficas, pretende-se, contudo, selecionar e interpretar material bibliográfico e iconográfico que, tanto quanto possível, possa oferecer medida de relevância adequada à verificação de alguns aspectos da devoção mariana durante os séculos cristãos, particularmente em Portugal e, por extensão, no Brasil.

Rodrigo Portella é Doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF (2005-2009), tendo realizado estágio doutoral na Universidade do Minho, Portugal (2007-2008). Professor Adjunto III da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião – PPCIR, no Bacharelado e Licenciatura em Ciência da Religião e no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas.