Terá lugar, nos próximos dias 9 e 10 de julho, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais, o Seminário “Tempo, Arte e Experiência em Diálogo”. Organizado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e pelo LAB2PT, este encontro incluí mesas temáticas, conferências e uma oficina de teatro.
O primeiro dia começa com as comunicações de Ana Lia Rodrigues, Jorge de Faria Moreira e Felipe Dall’Orto, investigadores do CECS. Ainda na manhã do dia 9, no espaço de conferência, Susana de Noronha (CES) apresentará a comunicação “Dar forma e cor ao tempo do cancro: da experiência da doença à ilustração científica criativa”, seguindo-se Cidália Silva (LAB2PT) com a apresentação “O tempo e o espaço”. De tarde, as mesas de discussão continuam com Sara Borges (mestranda em Comunicação, Arte e Cultura), Cleo do Vale (doutoranda em Design de Moda) e Ivna Borge (doutoranda em Estudos Culturais).
O dia 10 é dedicado à oficina de Teatro do Oprimido, com Felipe Dall’Orto. O Teatro do Oprimido é uma metodologia lúdica e pedagógica, um instrumento eficaz de comunicação e de procura de alternativas concretas para problemas reais. Cria condições para que o oprimido se aproprie dos meios de produzir teatro e, assim, amplie as suas possibilidades de expressão. Ao eliminar as barreiras entre o palco e a plateia, estabelece um diálogo direto, ativo e propositivo. Nesta oficina podem participar até 20 pessoas, sendo a inscrição feita previamente através do email: lia.anarodrigues@gmail.com
Este seminário é resultado do projeto de doutoramento de Ana Lia Rodrigues.
Programa completo aqui.