Entrevista a António Vieira: “Queremos definir um conjunto de estratégias e propostas políticas para promover um turismo mais sustentável e resiliente às alterações climáticas”

“CLICTOUR – Turismo Resiliente às Alterações Climáticas nas Áreas Protegidas do Norte de Portugal” é um dos mais recentes projetos de investigação do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), em parceria com o Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais (NIPE).

Em entrevista, António Vieira, coordenador do CLICTOUR e investigador do CECS, explica os principais objetivos e impactos esperados pela equipa do projeto.

O CLICTOUR nasce da necessidade de utilizar o turismo de natureza como estratégia de conservação e de desenvolvimento sustentável das comunidades locais. Sendo o seu principal objetivo apoiar o desenvolvimento de um turismo resiliente às alterações climáticas nas áreas protegidas do Norte de Portugal, o CLICTOUR articula duas linhas de investigação: uma centrada no desenvolvimento socioeconómico do turismo e para o turismo, sob os efeitos das alterações climáticas; e a outra mais física e ligada ao espaço geográfico natural.

Os resultados científicos do projeto incluem um modelo de turismo regional, mapas e dados estatísticos sobre turismo e alterações climáticas, um modelo de risco de alterações climáticas, estratégias de adaptação e estudos de caso, e um roteiro global de adaptação do turismo.

O trabalho de investigação é realizado com aplicação a três áreas naturais protegidas, parceiras do projeto: o Parque Nacional da Peneda-Gerês, o Parque Natural do Alvão, e o Parque Natural do Litoral Norte.

Além de António Vieira, fazem parte da equipa do CLICTOUR os investigadores Ana Melo (CECS), António José Bento Gonçalves (CECS), Francisco Carballo Cruz (NIPE), João Cerejeira (NIPE), José Cadima Ribeiro (NIPE), Linda Gonçalves Veiga (NIPE), Luís Aguiar-Conraria (NIPE), Maria José Caldeira (CECS) e Rita Sousa (NIPE).

[Publicado: 01-07-2021]