Entrevista a Ana Maria Nogales

“Quero aprender um pouco mais com a expertise já desenvolvida aqui na Universidade do Minho”

Ana Maria Nogales Vasconcelos é professora na Universidade de Brasília, no Brasil, e encontra-se a realizar uma estância de investigação no CECS, pelo período de um ano. É demógrafa e investiga nas áreas da Saúde e da Educação.

Formada em Estatística pela universidade onde hoje leciona, Ana Maria Nogales especializou-se em Demografia, durante o mestrado que frequentou no Colégio do México. A temática das Migrações foi o tema que acompanhou esta investigadora multidisciplinar durante a estadia no México, tendo especial atenção ao fenómeno migratório entre México e Estados Unidos da América. A temática da Saúde e da mortalidade foi um interesse que surgiu mais tarde, quando regressou à Universidade de Brasília enquanto docente.

No seu doutoramento, juntou a Estatística e a mortalidade num projeto que desenvolveu na Universidade Católica de Louvain, na Bélgica. Foi neste país que conheceu a investigadora do CECS, Alice Matos, e foi esta relação que motivou a sua vinda a Portugal. Ana Maria Nogales encontra-se no CECS pelo período de um ano, que aproveitará para desenvolver a sua investigação em torno da temática do envelhecimento, em parceria com Alice Matos. “É uma temática muito importante para o Brasil assim como para Portugal”, refere a investigadora.

Com esta estadia, Ana Maria Nogales espera “conhecer um pouco mais sobre a pesquisa [projeto Share], sobre a metodologia e métodos de análise de dados relativos a dados longitudinais”. A investigadora acredita, ainda, que esta estância lhe permitirá compreender melhor a realidade brasileira em comparação com a portuguesa. “O Brasil envelhece muito rapidamente. Essa pesquisa longitudinal é recente. Então esses dados ainda são muito novos e não foram suficientemente trabalhados e quero aprender um pouco mais com a expertise já desenvolvida aqui na Universidade do Minho”.

[Publicado: 15-10-2019]