A Escola de Verão Conhecimento e prática: Metodologias qualitativas nas ciências sociais decorre entre os dias 6 e 9 de junho de 2022, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.
Organizada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, constitui uma oportunidade para estudantes, profissionais e jovens investigadores aprofundarem conhecimentos, treinarem a aplicação das metodologias qualitativas nas ciências sociais e estabelecerem e/ou consolidarem redes profissionais e académicas.
A Escola de Verão envolverá sessões formativas, oficinas práticas, bem como momentos de feedback por parte de colegas e investigadores experientes, com o objetivo de fomentar a interação e o pensamento crítico. Está também previsto um programa social e cultural, que visa criar e/ou aprofundar redes de conhecimento e partilha.
A equipa docente é formada por docentes e investigadores nacionais e internacionais de diferentes áreas científicas – ciências da comunicação, educação, estudos culturais, história, psicologia e sociologia – com vasta e consolidada experiência em metodologias qualitativas de investigação aplicadas em temáticas como migrações, cultura visual, estudos-pós-coloniais, minorias sociais, prisões, investigação criminal, territórios psicotrópicos, entre outras.
Podem ser consultadas mais informações sobre esta iniciativa (programa, instruções de inscrição, etc.) no site da Escola de Verão.
Duas das sessões programadas são abertas ao público: