Estudo ‘Rádio para Surdos’ lançado por investigadores do CECS

Tradicionalmente, a rádio é um meio de comunicação vedado a cidadãos surdos ou com limitações de audição. No entanto, a adaptabilidade da rádio a novos contextos sonoros, como o ambiente digital de sites, blogues ou redes sociais, abriu portas a um público que normalmente estava arredado das produções radiofónicas.

Neste sentido, lançamos aqui um estudo intitulado ‘Rádio para Surdos: já ouviste falar disto?’, que surge como reflexo de uma investigação exploratória sobre políticas de integração da comunidade surda na rádio, em Portugal e no Reino Unido, nos operadores públicos de radiodifusão. Nele pode encontrar-se informação sobre algumas pessoas que trabalham e vivem com surdos, sobretudo com a missão de encontrar ferramentas tecnológicas que os ajudem a viver melhor. Posteriormente, cruzaram-se as perspetivas de alguns jornalistas de rádio, da BBC e Antena 1, com as de alguns estudantes, para compreender que opções pensam que a rádio tem ao seu dispor para integrar os surdos. Na parte final, assinalaram-se também alguns casos que provam o sucesso da integração deste público na rádio e algumas recomendações a considerar para o futuro.

O documento resulta de um intercâmbio de investigadores financiado pelo programa MEDIANE (Media in Europe for Diversity Inclusiveness), do Conselho Europeu, e foi realizado por Fábio Ribeiro, investigador integrado do CECS (Universidade do Minho) e assistente do projeto ‘Estação NET’, e Luís Pereira, consultor na área das políticas tecnológicas educativas e investigador na Ravensbourne/Greenwich Digital Skills, da Universidade de Reading, em Inglaterra.

Download: aqui.
Site (apenas em inglês): aqui.

Contactos:
Fábio Ribeiro – fabiofonsecaribeiro@gmail.com
Luís Pereira – l.pereira@rave.ac.uk