Realizou-se, no dia, 15 de junho, pelas 14h30, na Sala de Reuniões do ICS, a sessão do Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade sobre “Género e estudos culturais: contextos e intersecções”, com Camila Craveiro, Dunia Etura e Sheila Khan.
O dinamismo dos Estudos Culturais e de Género é visível na diversidade de produção científica registada nos últimos anos. Com origens e percursos históricos distintos, tornou-se clara a necessidade de articulação entre estas áreas de estudo. Esta sessão do Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade procurou, pois debater esta articulação, através da apresentação de dois estudos empíricos.
Com uma comunicação intitulada “Ser (e envelhecer) migrante brasileira em Portugal: vivências re-contadas em Histórias de Vida”, Camila Craveiro explicou os resultados das histórias de vida que fez com mulheres brasileiras com mais de 50 anos e a viver em Portugal mais de 10 anos. Explicou também as suas estratégias de agência para lutar contra os preconceitos.
Por seu turno, Dunia Etura apresentou a “La influencia de las mujeres periodistas de TVE en el cambio de modelo de mujer del franquismo a la transición democrática”, explicando o contexto histórico espanhol nas décadas de ditadura franquista e qual o impacto que as mulheres que entraram para a televisão trouxeram em termos de narrativas e temáticas.
Esta sessão foi organizada em parceria com o Think Tank Communitas.