Estudos sociais de ciência e tecnologia em debate: conferência decorreu em Braga a 7 e 8 de setembro

Com o objetivo de partilhar e discutir a investigação realizada em Portugal no domínio interdisciplinar dos estudos sociais de ciência, reuniram-se em Braga, nos dias 7 e 8 de setembro, cerca de 40 investigadores. Sob o título Rumos da Sociologia do Conhecimento, Ciência e Tecnologia em Portugal, a conferência foi organizada pela Secção Temática Conhecimento, Ciência e Tecnologia da Associação Portuguesa de Sociologia e pelo CECS, e contou também com o apoio do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL).

A conferência de abertura foi proferida por Ulrike Felt, professora na Universidade de Viena e Presidente da EASST (European Association for the Study of Science and Technology), e intitulou-se “Academic line-ups: on life-lines, time-lines and trajectories towards the future”. Ulrike Felt analisou alguns dos principais rumos dos tempos e das temporalidades na academia e na ciência. Mostrou, fundamentalmente, como a enfase sobre a inovação e a conceção do ensino e da investigação orientadas para o mercado implicam transformações profundas nos modos de trabalho e nas identidades dos cientistas e académicos. Nesse sentido, alertou para o interesse em tornar o tempo um assunto de discussão e de debate nos contextos de tomada de decisão (ver vídeo no Canal do Youtube do CECS, aqui).

No primeiro dia da conferência, realizaram-se também, no ICS, sessões paralelas dedicadas aos temas “Política para a Ciência”; “Mudanças e Risco”; “Colaboração e Redes”; “Ciência e Reflexividade”; e “Regulação, Ciência e Tecnologia”. No dia 8 de setembro, os trabalhos decorreram no INL, tendo-se iniciado com sessões paralelas sobre “Comunicação e Ciência” e “Participação e Ciência”. Dando expressão à vocação do CECS para desenvolver colaborações ativas com outras instituições, bem como com a comunidade envolvente, globalmente considerada, foi ainda organizada, no âmbito da conferência, uma mesa-redonda aberta ao público sobre “Nanotecnologias e Sociedade: Da Investigação ao Cidadão”. Com a participação dos sociólogos Ana Viseu e António Carvalho, e de Lorena Diéguez e Lorenzo Pastrana, representando a investigação realizada no INL, o evento permitiu entender o interesse em perceber a ciência como atividade profundamente social, com implicações diversas, para a identificação e compreensão das quais se torna fundamental reforçar a interdisciplinaridade.

Toda a informação, aqui

 

Texto: Anabela Carvalho e Emília Araújo

Fotos: Fábio Ribeiro e Vítor de Sousa