Evandro Oliveira: novo doutor em Ciências da Comunicação

Realizaram-se no dia 2 de outubro (10h00), na sala de atos do ICS da UMinho (Braga), as provas de doutoramento em Ciências da Comunicação de Evandro Samuel Ribeiro dos Santos Oliveira. A tese tem orientação de Teresa Ruão, Professora Associada do Departamento de Ciências da Comunicação da UMinho e investigadora do CECS, do Professor Doutor Ansgar Zerfaß, Professor Catedrático do Instituto de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Leipzig, e da Professora Doutora Helena Sousa, Professora Catedrática do Departamento de Ciências da Comunicação da UMinho e investigadora do CECS, e tem por título “The Instigatory Theory of NGO Communication (ITNC)”.

Com o crescimento do número de Organizações Não Governamentais (ONGs), atualmente cerca de 31 mil a operar a nível internacional, estas organizações tornam-se atores decisivos e globais a vários níveis, sendo consideradas como organizações altamente confiáveis pela opinião pública. Apesar de a maior parte do corpo teórico de comunicação estratégica e gestão da comunicação ter sido empiricamente testado e desenvolvido com o enfoque em organizações que visam lucro, tentando incluir as NGOS, segundo Evandro Oliveira “não se pode dizer que exista investigação sobre a gestão de comunicações em ONGs de uma perspetiva holística”. Mesmo com a sua profissionalização e a difusão de “práticas modernas de gestão” como consequência da globalização, especialmente desde os anos 80 do século XX, “a comunicação em ONGs só foi investigada a nível operacional e de forma não sistematizada ou conceptual”. Nesta investigação, foram traçadas as linhas gerais da teoria da comunicação instigadora das ONGs (ITNC). Dessa forma, o novo doutor propõe um modelo conceptual aplicado à gestão de comunicação e um modelo operacional cibernético para compreender e gerir a comunicação nas ONGs.

O júri, que foi presidido pela presidente do ICS, Professora Doutora Helena Sousa, em representação do reitor da UMinho, foi constituído por Teresa Ruão, Ana Melo (Professora Auxiliar do Departamento de Ciências da Comunicação da UMinho e investigadora do CECS), Gisela Gonçalves (Professora Auxiliar do Departamento de Comunicação e Artes da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior), Ana Mafalda Eiró-Gomes (Professora-Coordenadora da Escola Superior de Comunicação Social do Insttituto Politécnico de Lisboa), Ansgar Zerfaß, e Günter Bentele (Professor Emeritus do Instituto de Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Leipzig).

Texto: Vítor de Sousa
Foto: Marta Barbosa