O Grupo de Trabalho em Cultura Visual da SOPCOM organiza, no dia 28 de abril, o evento “Visões (De)Coloniais: Diálogos em Cultura Visual, Alteridades e Artivismos” na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Braga. A iniciativa propõe-se a explorar as interseções entre cultura visual, memória, património colonial e ativismo através de visitas guiadas, debates e exibição de filmes.
Este evento de um dia, que tem como línguas de trabalho o português e o inglês, reunirá investigadores, artistas e ativistas para fomentar debates críticos sobre o passado colonial e os seus impactos na sociedade contemporânea. O programa inclui uma visita guiada a monumentos coloniais em Braga, uma mesa-redonda e a exibição de curtas-metragens produzidas no âmbito do projeto MigraMediaActs.
Além desta visita guiada na parte da manhã , que será presencial, é possível assistir remotamente às sessões da tarde na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, através de transmissão online (para breve a divulgação da ligação)
Todos os momentos serão de acesso gratuito e integram-se como pré-conferência da Conferência Internacional “Migrations and Communication in a Planetary Age: Debates and Actions”:
Programa:
● 10h30:
Visita guiada em Braga
“Histórias Cruzadas: Colonialismo e Caminhos para a Decolonialidade em Braga”
Guiada por Chisoka Simões, esta visita irá explorar a história colonial de Braga e as suas conexões com processos de decolonialidade.
● 13h30:
Apresentação do Grupo de Trabalho em Cultura Visual da SOPCOM e do projeto MigraMediaActs, por Patricia Posch.
● 13h45
Sessão de Abertura com intervenções de Joaquim Pires Valentim (Coordenador do projeto Horizon Europe “CONCILIARE”); Ana Duarte Melo (Vice-presidente da Comunicação ICS); Aida Alves (Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva).
● 14h00:
Mesa-Redonda: ReIMAGinar o Património Colonial
Moderada por Ana cristina Pereira, contará com as contribuições de Claudino Ferreira (Centro de Estudos Sociais – CES, Coimbra); Lurdes Macedo (Centre for Research in Applied Communication, Culture, and New Technologies – CICANT); Manuela Bronze (Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade – i2ADS); Víctor Barros (Instituto de História Contemporânea – IHC).
● 15h45:
Exibição de Curtas-Metragens e Debate
Apresentação de curtas-metragens produzidas no âmbito do projeto MigraMediaActs: “Nós somos carne, nós somos ventre, nós somos nação”, de Maria Gil; “Sempre em nós”, de Evalina Dias. Segue-se um debate com a participação de Daniel Brandão e ativistas anti-racismo.
O evento é organizado pelo Grupo de Trabalho em Cultura Visual da SOPCOM, em parceria com:
• Projeto CONCILIARE – Confidently Changing Colonial Heritage (Horizon Europe)
• Projeto MigraMediaActs – Migrations, Media and Activisms in Portuguese Language: Decolonising Mediascapes and Imagining Alternative Futures (FCT)
• Mestrado em Media Arts – Universidade do Minho
• Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
• Comissão Diver(c)idade. Cidadania, Tolerância e Inclusão – Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho