No âmbito do IV Congresso Iberoamericano de Direitos Humanos "Direito, Justiça e Sociedade no Tempo Presente", que decorreu nos dias 4 e 5 de julho de 2016, no Porto, na Universidade Portucalense Infante D Henrique, foi promovida a mesa-redonda "Direitos e Deveres Culturais: Cooperação e Internacionalização" para, combinando uma abordagem teórica com casos práticos, se tentar perceber: 1) Como é que o cumprimento dos direitos e deveres culturais concorreram para o estado da Sociedade no Tempo Presente?; e 2) Como é que a Cooperação e a Internacionalização podem concorrer para a integração e o desenvolvimento culturais?.
Moderada por Ana Paula Guimarães e Manuel Gama, a sessão contou com a participação de Andrea Gabilondo (La Marmita, Portugal-México), Denise Pollini (Fundação de Serralves, Portugal), José Manuel Alves Tedim (Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Portugal) e Paulo Renato Cardoso de Jesus (Instituto Jurídico Portucalense, Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Portugal).
A mesa-redonda constituiu a 10ª Ação do 2CN-CLab, que visa promover a discussão crítica e construtiva sobre as redes de cooperação cultural, e que está a ser promovido no âmbito do projeto "Redes de Cooperação Cultural Transnacionais: Portugal europeu, lusófono e iberoamericano" [www.culturalcooperationnetworks.wordpress.com], que está a ser desenvolvido, com o apoio da FCT (SFRH/BPD/101985/2014), em Portugal, em Espanha e no Brasil.