A crise dos refugiados e a educação para os média

O CECS promoveu uma sessão sobre a crise dos refugiados e o papel dos média, numa iniciativa sintonizada com a movimentação no mesmo sentido, em curso na Universidade do Minho.
A sessão, realizada na sala de reuniões do ICS, no Campus de Gualtar (Braga), da parte da tarde, inseriu-se nas atividades do Seminário Permanente de Educação para os Media do CECS. Em foco esteve o papel dos média e das imagens na cobertura e compreensão deste grave problema que, afetando em primeiro lugar os milhões de vítimas, desafia os fundamentos e as políticas das nossas sociedades.
A proposta ia no sentido de que, que cada participante, levasse algum material (uma imagem, um vídeo, um texto, um gráfico…) que colocasse algum aspeto relevante para o entendimento do que se está a passar e, a partir do debate, poder ser inspirador da ação.
O Seminário permanente de Educação para os Media discutiu as problemáticas da literacia e educação para os media, abordadas predominantemente de um ponto de vista comunicacional. A iniciativa que reúne investigadores que direta ou indiretamente trabalham vertentes desta área, e nomeadamente os doutorandos, constitui um espaço aberto a todos os investigadores do CECS ou exteriores a ele, que entendam que o seminário pode ser relevante para as respetivas pesquisas.