A Revista Lusófona de Estudos Culturais já está disponível. O primeiro número da publicação foi apresentado no dia 28 de junho, em Aveiro, decorrendo de uma parceria assente no Programa Doutoral em Estudos Culturais, levado a cabo entre o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho, e o Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. A revista é editada por Rosa Cabecinhas (CECS-UMinho) e por David Callahan (UAveiro). Esta edição tem textos de Eduardo Lourenço, Patrick Geary, Zygmunt Bauman, Luís Machado de Abreu, Moisés de Lemos Martins, Manuel Maria Carrilho, Augusto Santos Silva, Maria José Ribeiro, Albino Rubim e Sérgio Ferretti.
No texto de apresentação da Revista Lusófona de Estudos Culturais, disponibilizada no portal de Estudos Culturais (também apresentado no mesmo dia: http://estudosculturais.com), Moisés de Lemos Martins e Maria Manuel Baptista, em nome da direção do Programa Doutoral em Estudos Culturais, referem que nascer de um sonho e de uma necessidade: "Sonho de reunir sob um mesmo campo epistemológico e em forma de Revista a muita investigação que nesta área tem vindo a ser produzida em contextos diversos e que, apesar da diversidade de temáticas, conteúdos, metodologias e motivações, apresenta algumas características em comum".
A revista propõe-se servir de placa giratória "entre o mundo lusófono e a já bem estabelecida comunidade internacional de Estudos Culturais, procurando sempre que possível a dupla publicação em português e inglês, permitindo transferir conhecimentos, criar pontes epistemológicas e aprofundar o diálogo cultural e académico entre diferentes países e comunidades".
Acesso à Revista Lusófona de Estudos Culturais:
http://estudosculturais.com/revistalusofona/index.php/rlec/issue/current