CIMODE 2012: I Congresso Internacional de Moda de Design

O CIMODE 2012 configura-se como uma plataforma de intercâmbio da pesquisa em Moda e Design proporcionando o encontro/debate entre pesquisadores, académicos, designers e demais profissionais das áreas da Moda e Design que através de um diálogo interdisciplinar e intercultural perspetiva gerar e apresentar novos cenários sobre a atual situação e futuro da Moda e Design.

Nesta primeira edição, participaram ativamente vários investigadores do CECS. À Comissão organizadora estiveram ligadas Gabriela Gama e Silvana Mota Ribeiro; Moisés de Lemos Martins, diretor do CECS, foi o orador convidado da abertura do evento, proferindo uma comunicação intitulada "Declinações trágicas, barrocas e grotescas na moda contemporânea"; ao Conselho Científico estiveram ligados Helena Pires (Moda e Comunicação) e Albertino Gonçalves, Maria Gabriela Gama, Moisés Lemos Martins, Silvana Mota Ribeiro e Zara Pinto Coelho (Moda, Identidades e Culturas).

Sendo um congresso inter e transdisciplinar, o CIMODE 2012 procurou explorar a Moda e o Design do ponto de vista social, cultural, psicológico, e comunicacional, procurando reunir diferentes abordagens e pontos de vista sobre a prática, o ensino e a cultura do Design e da Moda.

O congresso assentou em 5 grandes eixos temáticos, Moda e Comunicação; Design de Produto; Cultura e Teoria; Marketing e Consumo e Ensino e Educação, e contou com sessões plenárias diárias e períodos de sessões paralelas de apresentação de trabalhos, bem como sessões interativas de apresentação de posters e de trabalhos de iniciação científica.

O CIMODE, que teve agora a sua primeira edição em Portugal, é um congresso bienal que se vai realizar em diversos países Europeus (sendo o próximo em Milão) e da América Latina.

O programa completo do evento pode ser acedido através do link:
http://www.design.uminho.pt/cimode/pt-PT/prog