Colóquio internacional “A Crise da(s) Socialização(ões)?”

O diretor do CECS, Moisés de Lemos Martins, encerrou no passado dia 20 de abril, o colóquio internacional "A Crise da(s) Socialização(ões)?", que decorreu durante dois dias na UMinho (Braga). Foi organizado pela Association Internationale des Sociologues de Langue Française (AISLF), pelo Departamento de Ciências Sociais da Educação (DCSE) e pelo Centro de Investigação em Educação (CIEd), ambos do Instituto de Educação (IE) da UMinho; pelo Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS) e pelo Centro de Estudos Comunicação e Sociedade (CECS), ambos do Instituto de Ciências Sociais da UMinho.

Foi propósito do colóquio interrogar o sentido da(s) socialização(ões) na contemporaneidade, no quadro da análise da turbulência gerada na normatividade constituída. Essa interrogação debruçou-se sobre as transformações e mudanças familiares, a escola, as crianças e a sua educação, as relações intra e intergeracionais, as organizações de trabalho e a influência dos média.

Em comum a todos estes níveis e contextos de análise, uma mesma questão: como ocorre a transmissão de valores e saberes na era da "socialização" para a individualização e da crise e multiplicação das narrativas fundadoras da modernidade? Será que o conceito de socialização ainda nos fundeia num porto seguro de análise da produção do pensamento sociológico? Finalmente, será que a crise da(s) socialização(ões) não será, também, a crise do próprio conceito de "socialização"? Que outras formas de pensar o social se disponibilizam para pensar os processos de construção dos laços sociais?

Tratou-se de um colóquio bilingue (com tradução simultânea), com conferencistas e comunicadores convidados. A primeira manhã e a tarde do segundo dia foram dedicadas a conferências especialmente encomendadas; a tarde do primeiro dia e a manhã do segundo dia tiveram dois painéis cada, cada um deles com dois comunicadores e um comentador. Uma sessão especial foi dedicada à discussão de posters, aplicações multimédia e "distribued papers" sobre o tema do colóquio, com apresentação de resultados de pesquisa de terreno.