“Memória Social e História: o lugar da memória mediática e suas transformações na era digital” foi o título da conferência proferida pelo Professor Marcos Palacios no dia 22 de junho, na Universidade da Beira Interior – UBI (Faculdade de Artes e Letras), na Covilhã, para assinalar o encerramento da 3ª edição do Doutoramento FCT em “Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade”.
Resumo da conferência:
Partimos de algumas premissas básicas, que têm orientado nossas pesquisas sobre as relações entre Memória e Media na sociedade contemporânea. Constata-se que nunca em tempos históricos esteve nossa sociedade tão envolvida e ocupada em processos de produção de memória, potencialmente armazenável em moldes quase ilimitados, passível de rápida recuperação e compartilhamento. Paradoxalmente, no entanto, o controle social desses fluxos de memória em contínua produção, seu selecionamento, armazenamento e condições de acesso público suscitam problemas novos e consideráveis desafios. Com foco especialmente (mas não exclusivamente) no Jornalismo, buscaremos explorar, de maneira panorâmica, as transformações nas relações entre Memória Social, História e produção mediática, de modo a problematizar os efeitos decorrentes dos processos de digitalização. Buscaremos explorar a ideia de que, paralelamente a uma crescente circulação e recirculação de informação, ganham crescente relevo na contemporaneidade questões de cunho agonístico e de (re)enquadramentos da memória e do esquecimento.
Nota biográfica de Marcos Palacios:
Marcos Palacios é Professor titular de jornalismo da Faculdade de Comunicação, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Brasil, e Professor Catedrático visitante na Universidade da Beira Interior (UBI). Entre as suas áreas de interesse no ensino e na investigação destacam-se o Webjornalismo, o Jornalismo Comparado e as Novas Tecnologias de Comunicação. Foi um dos fundadores de dois grupos de pesquisa no Brasil (Grupo de Ciberpesquisa e Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online) e pertence ao Conselho Editorial de diversas revistas científicas nacionais e internacionais.
Pertence à Comissão de Acompanhamento Externa do Doutoramento FCT em “Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade”, responsável pela supervisão e monitorização do desenvolvimento e atividade do programa.
Enquadramento da iniciativa:
Este evento teve o apoio do Doutoramento em “Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade” (PD/00059/2012 – COMSOCITEC), aprovado e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em concurso nacional.
Fotos: Mariana Lameiras