O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade celebrou o Ano Internacional da Luz organizando uma Conferência Internacional sobre Comunicação e Luz, na Universidade do Minho (Braga). Esta iniciativa, de carácter interdisciplinar, decorreu de 2 a 4 de novembro, e teve como objetivo promover um encontro focado nos conceitos de luz no campo da comunicação.
Do programa do evento figuraram nomes como Norval Baitello Júnior (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), que foi o keynote speaker e falou sobre "O raio e a serpente. A comunicação entre o fascínio eletrizante da imagem-luz e a obscura insinuante fecundidade da terra"; Carlos Herdeiro ("Para além da luz: os sussurros do espaço-tempo", da Universidade de Aveiro), Jean Martin Rabot ("A dialogia da luz e da sombra", Universidade do Minho), Moisés de Lemos Martins ("O sol negro da modernidade", Universidade do Minho), Pedro Russo ("Uma vaga de luz: Porque demasiada luz é problema", Leiden University), José Bragança de Miranda ("Transparência, aura e política", Universidade Nova de Lisboa), Sílvia Pinto ("Arte Luz: uma resposta a sintomas do nosso tempo", CECS), Maria Augusta Babo ("Extensão e derivas da Penumbra", Universidade Nova de Lisboa"), João Victor Gomide ("A fotónica e a ascensão da cinematografia digital: como os pixels substituíram os cristais de prata", FUMEC-Brasil) e Joaquim Félix Carvalho ("A luz na liturgia", Universidade Católica Portuguesa). A conferência de encerramento foi da responsabilidade de Carlos Fiolhais, da Universidade de Coimbra, que abordou a temática "A luz: fenómeno e metáfora".
Durante a conferência decorreu a exposição iLUX 2015, uma galeria de cartoons criada no âmbito do Ano Internacional da Luz, projeto em curso no Centro de Biologia Molecular e Ambiental da UMinho, destinado a disseminar conteúdos sobre ciência. No dia 3, ao fim da tarde, foi inaugurada, na Torre de Menagem (centro de Braga), a exposição "Incomunicação e Luz", sob direção artísitca de Sílvia Pinto e que contou com os contributos dos artistas Bárbara Fonseca, João Cunha, Luís Pinto, Petr Kolayako, Raquel Leite, Rui Richa e Teresa Cerqueira. Na oportunidade, José Miguel Braga leu poemas e extratos de poemas relativos à luz.
Toda a informação disponível em http://www.comlight2015.org/?page_id=117