Teve lugar no dia 19 de julho, no Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada, em Sobrado (Valongo), uma sessão pública de acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos pela equipa de investigação do CECS, no quadro do protocolo de cooperação com vista ao estudo e à promoção da Festa da Bugiada e Mouriscada. A meio do trabalho, que visa a inscrição da Festa da Bugiada e Mouriscada na Lista do Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial da UNESCO, o que deverá ocorrer dentro de aproximadamente um ano, já foram gravadas em áudio mais de 70 registos
A Festa da Bugiada e Mouriscada, que acontece uma vez por ano, recria um conflito entre Mouros e Cristãos (Bugios) pela posse de uma imagem milagrosa de S. João Baptista. São centenas os participantes trajados com vestes de veludo colorido que dão cor e vida à tradição ancestral, que todos os anos atrai dezenas de milhares de visitantes à Vila de Sobrado, a 24 de junho, dia de S. João.
O protocolo de cooperação interinstitucional envolve o Município de Valongo, a Associação Organizadora da Casa do Bugio e das Festas de S. João de Sobrado, a União de Freguesias de Campo e Sobrado e a Universidade do Minho, através do CECS-Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Foi assinado a 15 de novembro de 2015 e é válido por três anos.