Organizado pelo Grupo de Trabalho de Género e Sexualidades da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (GT-G&Ss/SOPCOM) e pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), a I Escola de Verão em Género e Sexualidades, que decorreu entre 7 e 9 de julho, visou promover a formação interdisciplinar nos campos do género e das sexualidades, na comunicação, nos média e na cultura. Reuniu investigadores das Ciências Sociais, bem como ativistas e representantes de organizações não-governamentais e coletivos informais que atuam na área dos direitos humanos, do género e das sexualidades.
Com uma natureza teórico-prática, as sessões potenciam um conhecimento mais aprofundado dos mecanismos simbólicos e discursivos que constrangem e produzem as diferenças, oposições, assimetrias e hierarquias naquelas áreas. O enquadramento dos participantes nas diferentes perspetivas apresentadas pretendeu fornecer uma panorâmica de abordagens possíveis, assim como destacar a sua pertinência e utilidade para a investigação dos discursos e das representações de género e das sexualidades. Os workshops serviram para dotar os participantes de ferramentas metodológicas a aplicar na prática a textos de caráter diverso, bem como o enquadramento metodológico subjacente a essas ferramentas. O enfoque assentou na exploração de metodologias e abordagens ainda pouco disseminadas em Portugal.
O programa integrou encontros com representantes de organizações não governamentais, coletivos informais e (ciber)ativistas que atuam na área dos direitos humanos, do género e das sexualidades, por forma a fomentar o diálogo entre a academia e a sociedade civil.
Toda a informação:
Facebook: https://www.facebook.com/#!/sopcomgtgss?fref=ts
Website: https://sopcomgtgss.wordpress.com/