Teve lugar no passado dia 28 de Junho, entre as 10h00 e as 19h00, no auditório do Instituto de Educação, na Universidade do Minho, em Braga, o I Simpósio Internacional "Ecosofia na Era Digital". O evento, que contou com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, foi organizado em conjunto pelo Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade, pelo Centro de Investigação em Ciências Sociais e do OBSERVALICIA – Observatório sobre a Alimentação, Tecnologia e Ecologia.
O simpósio, cuja comissão organizadora foi composta por José Pinheiro Neves, Luzia de Oliveira Pinheiro e Pedro Rodrigues Costa (todos do CECS) e por Paula de Vilhena Mascarenhas e Esser Jorge da Silva (do CICS), propôs o debate sobre a Ecosofia como uma área de conhecimento transdisciplinar que atenua as divisões entre as Ciências Sociais e as naturais. Assentou na emergência de um novo pensamento sobre a técnica, a natureza e as significações da acção humana nos tempos actuais caracterizados pela digitalização da experiência.
Temas debatidos
"Ecosofia: redes digitais e sustentabilidade"
"Ecosofia: biotecnologias e sustentabilidade"
Conferencistas
Hermínio Martins (Universidade de Oxford, Inglaterra), José Luís Garcia (ICS – Universidade de Lisboa), Helena Jerónimo (ISEG – Universidade Técnica de Lisboa), Massimo Di Felice (Universidade de São Paulo, Brasil).
Mesas redondas
Fabio La Rocca (CEAQ, Univ. de Paris, França); Pedro Andrade (CECL – Univ. Nova de Lisboa); Ricardo Simões (Plataforma de Ecologia Industrial da Universidade do Minho); Ana Cristina Costa (Associação Ambientalista – Quercus); Margarida Silva (Universidade Católica do Porto e Plataforma "transgénicos fora do prato"); Moisés de Lemos Martins (CECS); Jean-Martin Rabot (CECS); Miguel Bandeira (ICS); Eduardo Jorge Esperança (Universidade de Évora).
Mais informações:
http://ecosofianaeradigital.blogspot.com/