A conferência de abertura do III Congresso Internacional em Estudos Culturais esteve a cargo do diretor do CECS, Moisés de Lemos Martins, que abordou a temática "Emoções tribais, quotidiano e sonho de comunidade", numa sessão que foi moderada por Maria Manuel Baptoista. A iniciativa, que teve como tema central o Ócio, Lazer e Tempo Livre nas Culturas Contemporâneas, realizou-se nos dias 28 e 29 de janeiro, em Aveiro, sendo organizada pelo Programa Doutoral em Estudos Culturais/Universidades de Aveiro e Minho (CECS).
Os estudos atuais sobre a temática do Ócio, do Tempo Livre e do Lazer têm vindo a impor-se no meio universitário (e extrauniversitário) até por atingirem outros temas transversais como o trabalho, o consumo, a indústria do entretenimento, as artes e a produção de cultura. Nas atuais sociedades, essencialmente voltadas para os valores do trabalho, o Ócio assume, no presente, um lugar de destaque enquanto possibilidade de promoção da coesão social, num momento de profunda crise das instituições que tradicionalmente tinham esse papel.
O III Congresso Internacional em Estudos Culturais, organizado na Universidade de Aveiro e promovido pelas Universidades de Aveiro, Minho (Portugal), Deusto (Espanha) e Fortaleza (Brasil), procurou explorar estas perplexidades, interrogando-nos sobre o que é o Ócio hoje, como se integra nas nossas vidas quotidianas, por que é necessário refletir sobre esta dimensão existencial e como se relaciona o Ócio com o Tempo Livre e o Lazer nas culturas contemporâneas.
Informação completa: http://ociocultura.web.ua.pt