A iniciativa nacional 'Sete Dias com os Media' realizou-se, em 2015, entre os dias 3 e 9 de maio. O promotor da iniciativa foi, de novo, o GILM – Grupo Informal sobre Literacia para os Media, a que está associada a Universidade do Minho, através do CECS-Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.
Pretendeu refletir-se sobre algumas questões: "Que fazem os media connosco?"; "Que fazemos nós com os media?"; "Como dar vida e cor à liberdade de expressão e de informação?"; "Que podemos fazer para termos um melhor ecossistema comunicacional?". O registo de iniciativas pode ser feito no portal dos 'Sete Dias com os Media'.
Das várias iniciativas agendadas (ver link, com a listagem completa), algumas ocorreram na Universidade do Minho, das quais destacamos as seguintes:
Antena 5
Um projeto de um grupo de alunos de Ciências da Comunicação criado no âmbito da iniciativa '7 dias com os media'. O ano passado, o grupo foi escutar as ideias e as opiniões de estudantes do ensino secundário, lançando-lhes o desafio de criar podcasts sobre temas diversos. Este ano, o grupo – Marisa Mourão, Rui Barros, Bernardo Limas, Sílvia Burlacu e Sérgio Dias – reforçaram o desafio e foram ouvir as histórias de crianças em idade pré-escolar.
https://www.facebook.com/antena5podcast
(ver foto foto)
Jogo do Ganso Mediático
O 'Jogo do Ganso Mediático' foi mais uma atividade inspiradora no âmbito da iniciativa '7 dias com os media', concretizada no dia 5 de maio, na Universidade do Minho, por um grupo de alunos de Ciências da Comunicação.
(ver foto)
Iniciativas registadas no quadro da iniciativa '7 dias com os média':
http://www.literaciamediatica.pt/7diascomosmedia/iniciativas-registadas