José Pacheco Pereira abriu Programa Doutoral em Ciências da Comunicação da UMinho

O historiador José Pacheco Pereira proferiu a conferência de abertura do Programa Doutoral em Ciências da Comunicação da UMinho subordinada ao tema "Vozes, silêncios, ruído e representação".

A iniciativa integrou-se numa cerimónia que decorreu no dia 12 de outubro, na sala de atos do Instituto de Ciências Sociais (15h00). Este programa de formação avançada é desenvolvido, em conjunto, pelo Departamento de Ciências da Comunicação e pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.

Atualmente com 110 alunos inscritos, o Programa de Doutoramento em Ciências da Comunicação abriu, este ano, mais 20 vagas para estudantes nacionais e estrangeiros. Com cerca de duas dezenas de possibilidades de áreas de especialização, a edição 2012/2013 tem a novidade de permitir a dispensa da componente letiva aos estudantes com percursos relevantes em termos de publicação científica.

Tal como tem acontecido no passado, o Curso de Doutoramento visa potenciar investigação científica original e capaz de dar resposta às necessidades de pesquisa fundamental e aplicada com particular incidência no país e no mundo Lusófono e ibero-americano. Os estudantes externos a estas áreas culturais terão acompanhamento tutorial nas respetivas línguas.

De referir que as vagas disponíveis para o Programa Doutoral em Ciências da Comunicação da UMinho foram preenchidas na totalidade.