Mais participação, melhor cidadania? A voz do público nos media

"Mais participação, melhor cidadania? A voz do público nos media"
– iniciativa decorreu no âmbito da UC "Media, Públicos e Cidadania"
No âmbito da Unidade Curricular "Media, Públicos e Cidadania" (3º ano do 1º ciclo em Ciências da Comunicação), de que é docente a Profª Sara Pereira, teve lugar no dia 1 de Junho, a partir das 15h00, no auditório Centro Multimédia do Instituto de Educação (Universidade do Minho), a iniciativa "Mais participação, melhor cidadania? – A voz do público nos media".

Reconhecendo o papel fundamental que a contribuição dos cidadãos representa para a actividade dos media, investigadores e profissionais do sector reuniram-se para discutir as tendências e estratégias actuais da abertura dos media ao público. Em traços gerais, o debate questionou como estão hoje os media a potenciar a participação do cidadão, a partir do telefone, dos sms, das redes sociais, das cartas ao leitor, entre outras formas actualmente desenhadas para promover a interacção entre media e públicos, com vista à promoção de uma cidadania esclarecida e interveniente.

Com o apoio do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e do Departamento de Ciências da Comunicação, o encontro foi moderado por Sara Pereira e Manuel Pinto (ambos do CECS, Universidade do Minho) e contou com as intervenções de Marisa Torres da Silva (CIMJ, Universidade Nova de Lisboa e Universidade Lusófona), Susana Sampaio Dias (Universidade de Cardiff, Reino Unido), Fábio Ribeiro (CECS, Universidade do Minho), Paquete de Oliveira (ex-provedor do telespectador da RTP), Joaquim Fidalgo (CECS e ex-provedor do leitor do "Público"), Luísa Calado (subdirectora de programas da RTP) e Andrea Neves (jornalista da RTP).