Elis de Araújo Miranda, da Universidade Federal Fluminense, proferiu, no dia 15 de setembro, pelas 14h00, na sala 2.1.10 Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, a conferência ‘Políticas Públicas de Cultura no Brasil: os descompassos entre a gestão pública e as ações dos movimentos sociais culturais'. A iniciativa decorreu no quadro do Programa Doutoral em Estudos Culturais (PDEC), que é uma parceria da UMinho (CECS) e a UAveiro.
A conferência abordou a evolução das políticas públicas de cultura no Brasil e teve por objetivo demonstrar qual é o papel da universidade como sujeito político integrador das ações de cultura dos diferentes movimentos e sujeitos culturais numa cidade média, Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Foram analisadas, por exemplo, as expressões de arte urbana local, tais como as marcas na paisagem expressas nos graffitis e registadas na fotografia.
A conferencista é licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Pará (1996), mestre em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2001) e doutorada em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense e coordena o Laboratório Cultura, Planejamento e Representações Sociais (CULT). Participa da Rede de Políticas Públicas do Estado do Rio de Janeiro (PRONEX/FAPERJ). É bolseira do programa Observatório da Educação no Brasil (OBEDUC/CAPES) como coordenadora do Polo Campos do Projeto em Rede do OBEDUC.
Toda a informação:
http://estudosculturais.com/portal/pdec-promove-conferencia-sobre-politicas-publicas-de-cultura-e-movimentos-sociais-e-culturais/