Daniel Deusdado (RTP), Pedro Coelho (SIC), Luísa Bessa (Casa da Música) e Manuel Pinto (Universidade do Minho) discutiram os desafios que as mudanças no campo profissional colocam hoje ao ensino da comunicação. Moderada pelo jornalista Carlos Daniel (RTP), esta mesa redonda foi precedida por uma conferência de Ramón Salaverría, professor da Universidad de Navarra (Espanha) e especialista em jornalismo e meios digitais.
O campo profissional da Comunicação está em permanente transformação. A imparável evolução das tecnologias de informação e de comunicação sugere a necessidade de uma redefinição constante de atividades como o jornalismo, as relações públicas, a comunicação estratégica e a publicidade, a produção e realização audiovisual e multimédia. A atualização das ferramentas de produção traduz-se também numa renovação das próprias práticas de atuação a que o ensino universitário da Comunicação não pode ser indiferente. Que competências devem ter hoje os graduados em Comunicação? Que requisitos para uma formação ajustada aos desafios do exercício profissional?
Ramón Salaverría, da Universidad de Navarra (Espanha), aprofundoi o sentido destas questões numa conferência sobre as implicações da digitalização da comunicação. Numa mesa redonda moderada pelo jornalista Carlos Daniel, quatro convidados continuaram este debate na perspetiva do jornalismo, das relações públicas/comunicação estratégica/publicidade e da produção de conteúdos audiovisuais e multimédia. Participaram nesta sessão Pedro Coelho, jornalista da SIC e professor da Universidade Nova de Lisboa, Luísa Bessa, responsável pelas relações institucionais da Casa da Música, Daniel Deusdado, diretor da RTP 1 e da RTP 3, e Manuel Pinto, professor da Universidade do Minho.
Agendada para a tarde de 2 de março, esta iniciativa foi organizada pelo Departamento de Ciências da Comunicação e pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, no âmbito das comemorações dos 25 anos da Licenciatura em Ciências da Comunicação da UMinho.