Segunda sessão dos Seminários Doutorais de Ciências da Comunicação e Estudos Culturais 2016

O processo conducente ao doutoramento deve habilitar aqueles que percorrem esse caminho a desenvolver investigação científica de forma autónoma. A segunda sessão dos Seminários Doutorais, que teve lugar no dia 1 de abril, entre as 10 e as 12 horas, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, em Braga, contou com a intervenção de dois bolseiros de pós-doutoramento, que partilharam os seus projetos e experiências de investigação, a partir de um olhar já mais distanciado do que foram os respetivos doutoramentos.
Dinamizaram a sessão dois investigadores do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS):
Maria José Brites, doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e hoje docente da Universidade Lusófona do Porto, e Manuel Gama, doutorado em Estudos Culturais pelas Universidades do Minho e de Aveiro e docente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Ambos são bolseiros pós-doc da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
A iniciativa coube, como habitualmente, ao CECS e ao Departamento de Ciências da Comunicação e foi organizada pelos cursos de doutoramento de Ciências da Comunicação e de Estudos Culturais (sendo este último uma parceria com a Universidade de Aveiro).
Investigação Ação Participativa: Vantagens, problemas e questões
Maria José Brites (CECS e ULusófona-Porto)

A Investigação Ação Participativa (PAR) pode ser muito útil no estudo de realidades em mutação, como as culturas digitais e as suas relações com as notícias e o entendimento do mundo que nos rodeia. As escolhas e as mudanças podem ser melhor compreendidas em contexto do que apenas com recurso a técnicas isoladas (Lewin, 1946). A PAR tem sido usada sobretudo em contextos desfavorecidos (Kesby et al, 2007; Pain et al, 2007). Quais são, então, as vantagens, desvantagens e questões que se colocam quando a investigação decorre em dois contextos distintos, um numa comunidade em risco de exclusão do sistema de ensino e noutra de classe media em contexto escolar regular.
Tendo como ponto de partida uma investigação em curso sobre jovens, jornalismo e cidadania, concentramo-nos na amostra constituída por pares familiares (jovem&#43 mãe/pai/avó) para refletir sobre algumas questões essenciais. Quais as potencialidades da PAR? Como se relaciona a investigação com os diferentes contextos? Como são consideradas as questões éticas, em particular junto de elementos da mesma família que se cruzam no dia a dia?
Políticas Culturais no centro de quatro projetos de investigação: Um percurso iniciado em 2008
Manuel Gama (CECS e IPVC)

Basicamente propõe-se uma viagem por 4 projetos académicos em que o investigador tem estado envolvido: no 1º foram estudadas políticas culturais à escala local (município de Viana do Castelo) a partir da oferta cultural existente; no 2º foram estudadas as políticas culturais sob o ponto de vista do consumo cultural (as práticas culturais dos futuros artistas de teatro); no 3º foram estudadas as políticas culturais à escala nacional a partir de uma instituição cultural de referência (Fundação de Serralves); e no 4º estão a ser estudadas as políticas culturais sob o ponto de vista do funcionamento das redes e com o objetivo de potenciar a internacionalização e a cooperação cultural transnacional.