No âmbito do projeto "O fluxo e a morte: desafios teórico-metodológicos acerca do ‘acontecimento mediático'" (FCT/CAPES), que reúne um conjunto de investigadores do CECS e da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), realizou-se no dia 11 de novembro (15h00), na sala de atos do ICS (UMinho-Braga), um seminário que decorreu sob o tema "Textos, mídia, mediações e processos de significação: noções teóricas e aspectos metodológicos". O projeto "O fluxo, a morte e o acontecimento mediático" tem como meta principal, o desenvolvimento de ferramentas teórico-metodológicas que permitam a apreensão do acontecimento mediático no fluxo quotidiano, tendo como investigador principal o Professor Doutor Moisés de Lemos Martins (CECS-UMinho).
Participaram no evento os investigadores Paulo Bernardo Ferreira Vaz, Bruno Souza Leal, Carlos Alberto Carvalho e Elton Antunes (todos da Universidade Federal de Minas Gerais), temndo sido abordadas temáticas como as ‘Transformações da lógica dos media e mediações – Definições de mídia e as implicações metodológicas para a pesquisa em comunicação. Textualidades midiáticas e a mídia como lugar de análise. Dinâmica midiática: sobreposições, superposições, mediações e transfigurações das práticas comunicativas'; ‘Midiatização como lugar de problema – Textualidades midiáticas sob a perspectiva da ultrapassagem das proposições de abordagens mediacentradas. Negociações de sentido e a reconfiguração do midiático. Midiatização e relações sociais contemporâneas'; ‘Textualidades verbovisuais – Os textos verbovisuais em sua materialização midiática. Dimensões teóricas e metodológicas implicadas nas análises de textualidades verbovisuais'; e ‘A quem pertence o texto – Dimensões heurísticas da perspectiva das textualidades. Recepção e textualidades: encaixes e desencaixes. Acompanhar a mídia, viver na mídia. Textos, fluxos e perspectivas analíticas'.
O projeto "O fluxo, a morte e o acontecimento mediático" tem como meta principal, o desenvolvimento de ferramentas teórico-metodológicas que permitam a apreensão do acontecimento mediático no fluxo quotidiano, tendo como investigador principal o Professor Doutor Moisés de Lemos Martins (CECS-UMinho).