Exibição de “A História da Eternidade”

O Doutoramento em Estudos Culturais da Universidade do Minho promoveu no dia 1 de fevereiro de 2019, pelas 16h00, na sala de Atos do ICS, a exibição do premiado filme A História da Eternidade, seguido de debate com moderação de Ivna Borges da Costa e participação, via Skype, do diretor, produtor e roteirista, Camilo Cavalcante.

Para o autor, A História da Eternidade é um ensaio sinestésico sobre amor, desejo e sonho. Toda a narrativa ocorre no mesmo vilarejo com aproximadamente 40 habitantes em uma paisagem desértica, num ponto geográfico do nordeste brasileiro com referenciais particulares em relação ao tempo e ao espaço. Um lugar ermo, onde tudo acontece a um ritmo cadenciado, inspirando momentos viscerais dentro do ciclo que se repete eternamente no palco da tragédia humana.

Com trilha sonora de Zibgniew Preisnere e Dominguinhos (o último trabalho de uma lenda da música brasileira que morreu em 2013) é um elemento fundamental na construção de uma atmosfera que envolve o público. A intenção é submergir na emoção, tocando os sentimentos do expectador. Este filme propõe-se a ser um exercício de delicadeza, a usar o cinema como instrumento latente de poesia, com todas as implicações desta palavra no sentido libertador, de subversão da realidade, de inconformismo com a estreita sociedade que nos cerca.

[Publicado: 22-02-2019]