Literacia sonora entre estudantes do 1º e 3º ciclo: um estudo de caso
Maria Daniela Asseiro
Orientação: Pedro Portela
As fontes de informação na secção de Justiça e na secção de Cultura no Jornal de Notícias
Marta de Jesus
Orientação: Helena Sousa
Relações entre comunicação, ciência e inovação em saúde: um estudo exploratório sobre a afasia
Cristiana Fernandes
Orientação: Emília Rodrigues e Anabela Carvalho
Práticas de consumo de ficção: estudo com públicos do Brasil e de Portugal
Ricardo Silva Junior
Orientação: Sara Pereira
O jornalismo televisivo enquanto construtor e difusor de representações sociais e estereótipos de género
Raquel Fernandes
Orientação: Luís Miguel Loureiro
O espaço do podcast no jornalismo impresso português
Patrícia Martins
Orientação: Luís Miguel Loureiro
O jornalismo interativo como estratégia para fidelizar um público jovem: o caso do Expresso
Cátia Barros
Orientação: Sandra Marinho
A linguagem não verbal no exercício do poder social
Diogo Carvalheira
Orientação: Zara Pinto-Coelho
Relacionamento entre assessores de imprensa e jornalistas: guia de boas práticas baseado no ambiente de redação
Henrique Ferreira
Orientação: José Gabriel Andrade
O papel das redes sociais nas estratégias de divulgação da Intensify World
Marta Fonseca
Orientação: Ana Duarte Melo
Memética: a expressão de uma sociedade que se comunica através do humor e da informalidade
Anderson Siqueira
Orientação: José Gabriel Andrade
Comunicação estratégica no contexto da sustentabilidade: uma análise dos websites de empresas reconhecidas pelas práticas ESG
Elizabete Mercês
Orientação: Silvana Mota-Ribeiro
Jornal Escolar: ferramenta de interação entre alunos/escola e comunidade e a consolidação de competências da literacia mediática
Deyvison Batista
Orientação: Sandra Marinho
A relação entre as ações de responsabilidade social das marcas de luxo e a notoriedade: o caso das Josefinas
Filipa Vieira Silva
Orientação: Ana Duarte Melo
A comunicação externa nas instituições públicas: o caso do CMIA
Ariana Dias
Orientação: Sara Balonas
Diferenças nas temáticas abordadas pelo Primeiro Jornal e pelo Jornal da Noite – uma experiência de estágio na SIC
Beatriz Duarte
Orientação: Luís António Santos
A comunicação nos órgãos de poder local: o uso do protocolo
Sabrina Silva
Orientação: Helena Pires
O papel central da comunicação na humanização dos cuidados de saúde
Patrícia Daniela Silva
Orientação: Ana Duarte Melo
A cultura organizacional e a comunicação interna em startups: impacto no desempenho empresarial
Maria da Rocha Martins
Orientação: Helena Pires
A comunicação interna como ferramenta de potencialização dos canais de comunicação no trabalho híbrido
Sara Ferreira
Orientação: Sandra Marinho
De que modo a identidade da marca influencia a estratégia de publicidade: o caso Somersby
Rita Coutinho
Orientação: Sara Balonas
O documentário enquanto ferramenta de recolha e disseminação de memórias de práticas comunitárias auto iniciadas: o caso da Escola Oficina
Mateus Nascimento
Orientação: Daniel Brandão e Nuno Duarte Martins
O potencial imersivo da coexistência das linguagens sonora e visual na criação de narrativas publicitárias: o caso da Markate
Ana Rita Vilas Boas
Orientação: Daniel Brandão
O mix de comunicação ao serviço da cultura: o caso da Divisão de Cultura da CMBraga
Juliana Martins
Orientação: Teresa Ruão
A construção narrativa audiovisual do documentário em reportagens multimédia: o estudo de caso Por ti, Portugal, eu juro!, da Divergente
Beatriz Dias
Orientação: Daniel Brandão
Casa do Conhecimento, Lar da Cultura projeto de intervenção artística na Rede de Casas do Conhecimento
João Ferreira Junior
Orientação: José Gabriel Andrade
De que modo a identidade da marca influencia a estratégia de publicidade: o caso Somersby
Rita Marques Coutinho
Orientação: Sara Balonas
A Comunicação Interna como ferramenta de potencialização dos canais de comunicação no trabalho
híbrido
Sara Cristina Seixas Ferreira
Orientação: Sandra Marinho
A produção audiovisual em Portugal: desafios, dificuldades e exigências para a criação de uma produtora
Ana Carolina Fernandes Pereira
Orientação: Sara Pereira
O potencial imersivo da coexistência das linguagens sonora e visual na criação de narrativas publicitárias: o caso da Markate
Ana Rita Salgado Vilas Boas
Orientação: Daniel Cruz Brandão
A construção narrativa audiovisual do documentário em reportagens multimédia: o estudo de caso Por ti, Portugal, eu juro!, da Divergente
Beatriz Walviesse Marins Rodrigues Dias
Orientação: Daniel Cruz Brandão
A transformação das redes sociais em espaços de manifestações artísticas, em contexto de pandemia de Covid-19: O caso do Instagram
Maria Inês Ferreira Moreira
Orientação: Alberto Teixeira Sá
O documentário enquanto ferramenta de recolha e disseminação de memórias de práticas comunitárias auto iniciadas: o caso da Escola Oficina
Mateus Carvalho Lana Nascimento
Orientação: Daniel Cruz Brandão e Nuno Duarte Martins
O papel das redes sociais nas estratégias de divulgação da Intensify World
Marta Filipa Fernandes Fonseca
Orientação: Ana Duarte Melo
O mix de comunicação ao serviço da cultura: o caso da Divisão de Cultura da CMBraga
Juliana de Brito Martins
Orientação: Teresa Ruão
A relação entre as ações de responsabilidade social das marcas de luxo e a notoriedade: o caso das Josefinas
Filipa Vieira Silva
Orientação: Ana Duarte Melo
A Comunicação Externa nas Instituições Públicas: o caso do CMIA
Ariana Araújo Dias
Orientação: Sara Balonas
O espaço do podcast no jornalismo impresso português
Patrícia Ferreira Martins
Orientação: Luís Miguel Loureiro
A importância dos podcasts no zerozero – uma experiência de estágio em Jornalismo
Miguel Freitas da Silva
Orientação: Felisbela Maria Carvalho Lopes
O 5 de julho e o 13 de Janeiro na imprensa Cabo-verdiana: Cobertura Jornalística nos jornais A Semana e Expresso das Ilhas entre 2007 e 2012
Carlos Alberto Sá Nogueira Borges
Orientação: Rosa Cabecinhas e João Carlos Ferreira Correia
Diferenças nas temáticas abordadas pelo Primeiro Jornal e pelo Jornal da Noite – uma experiência de estágio na SIC
Beatriz Marques Duarte
Orientação: Luís António Santos
O jornalismo literário nos livros-reportagens de Alexandra Lucas Coelho: análise das obras Vai, Brasil e Viva México
Maria Nilza Carvalho
Orientação: Rosa Cabecinhas
A produção audiovisual em Portugal: desafios, dificuldades e exigências para a criação de uma produtora
Carolina Pereira
Orientação: Sara Pereira
O papel dos social media na implementação de políticas culturais e de integração de imigrantes
Natália Oliveira
Orientação: José Gabriel Andrade
O impacto da comunicação digital na desmistificação de assuntos tabu. O caso da Papai(a) Sex Shop
Beatriz Meireles
Orientação: Ana Duarte Melo
Grupo Selina: quando a marca incorpora território
Nathalia Couto
Orientação: Sara Balonas
Fotografiaudiovisual: do fixo ao móvel
Adriana Alves
Orientação: Silvana Mota-Ribeiro
Como a pandemia influenciou o funcionamento das redações televisivas: o caso do Porto Canal
Francisca Graça
Orientação: Helena Sousa
A importância da comunicação interna em teletrabalho: um estudo de perceções em agências de comunicação
Catarina Alves
Orientação: Ana Duarte Melo
O papel do gabinete de comunicação na construção da imagem das autarquias: o caso da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso
Hugo Pereira
Orientação: Ana Duarte Melo
O impacto da pandemia na produção de programas televisivos com participação do público: o caso do programa “Consultório” do Porto Canal
Pedro Noites
Orientação: Alberto Sá
A utilização de influenciadores digitais como estratégia de comunicação das marcas de moda – o caso da Josefinas
Mafalda Souto
Orientação: Helena Pires
A fotografia no videoclipe: a importância da imagem enquanto expansão da mensagem musical para a banda Flaming Rose
Sara Pestana
Orientação: Daniel Brandão
A importância da identidade e da imagem da marca: os comentários no Instagram como forma de feedback
Sara Pereira
Orientação: Silvana Mota-Ribeiro
Quando a motivação vai a jogo: a produção de vídeos para angariação de novas atletas de futebol feminino
Gabriela Guimarães
Orientação: Alberto Sá
O planeamento estratégico da comunicação nas pequenas empresas: o papel das redes sociais
Sara Lopes
Orientação: Helena Pires
A evolução do e-commerce em contexto de COVID-19 e as redes sociais: o caso da EuComproPortuguês.pt
Andreia Faria
Orientação: Anabela Carvalho
A comunicação digital na promoção de serviços relativos ao mercado dos casamentos: o caso Revista Noivas de Portugal
Fátima Geriante
Orientação: Sara Balonas
A adaptação das agências de comunicação ao contexto de pandemia de COVID-19 em Portugal
Maria Duarte
Orientação: Sara Balonas
A satisfação dos públicos na comunicação cultural: o caso do Convento São Francisco
Micaela Santos
Orientação: Teresa Ruão
Literacia para a Publicidade em contexto escolar: um estudo com alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico
Alexandra Maria Pereira Beça
Orientação: Sara Pereira
A Publicidade de combate à violência doméstica: eficácia e influência na mudança de atitudes e comportamentos em Portugal
João Pinheiro
Orientação: Sara Balonas
O papel da comunicação na saúde mental dos estudantes universitários: um estudo de caso da Universidade de Brasília
Ricardo Bastos
Orientação: Zara Pinto-Coelho
A dinâmica entre o género e a seleção de fontes de informação: o caso da Notícias Magazine
Sara Gonçalves
Orientação: Luís António Santos
A comunicação interna como ferramenta de sensibilização dos colaboradores
Tiago Moura
Orientação: José Gabriel Andrade
O papel do design de comunicação e da comunicação online nas instituições de Ensino Superior em contexto de pandemia
Ana Rute Cardoso
Orientação: Daniel Brandão
Os jovens e as notícias sobre política: um estudo com estudantes universitários brasileiros e portugueses
Thiago Melo
Orientação: Sara Pereira
Jornalismo ambiental e jornalismo desportivo: o caso da Farol de Ideias
Patricia Pereira
Orientação: Felisbela Lopes
O impacto da identidade organizacional na perceção dos públicos internos: o caso de uma empresa tecnológica
Mariana Madureira
Orientação:Teresa Ruão
Comunicação em saúde: o contributo das influenciadoras digitais na promoção da literacia em saúde
Helena Soares
Orientação: Teresa Ruão
O papel dos eventos multiculturais na promoção do diálogo intercultural: a perceção dos participantes
Ana Margarida Penteado Neiva Silva Fernandes
Orientação: Elsa Costa Silva
Comunicação Estratégica e Clown: Estudo de Caso sobre grupos de palhaços brasileiros e portugueses
Andreza Tayná Alves Cardoso
Orientação: José Gabriel Andrade
Branding de moda e brasilidade: o corpo-design-social nas representações da diversidade como valor e imagem de marca
Elisangela Barbosa dos Santos
Orientação: Helena Pires
O som na publicidade com discurso de causas sociais: Sensibilização, emoção e persuasão
Julia Bohatch Batista
Orientação: Pedro Portela
Ciberfeminismo na atualidade: uma análise da percepção de mulheres brasileiras face ao feminismo nas redes sociais
Natália Farkatt Tabosa de Melo
Orientação: Rosa Cabecinhas
O cinema Português: A distribuição de apoios financeiros para a produção de cinema
Miguel Belo Nunes
Orientação: Alberto Sá
The harmonious coexistence of sound and image for efficient audio-visual communication: the case of Kairos Communications LTD
Tsunda Mulemba Benoît-Serge
Orientação: Daniel Brandão
A relação dos títulos com o clickbait no jornalismo desportivo: o caso do Maisfutebol
Adriana Isabel da Silva Ribeiro
Orientação: Luís António Santos
Retratos do Jornalismo Cultural do Jornal de Notícias
Ana Jorge de Oliveira Teixeira
Orientação: Felisbela Lopes
O trabalho do jornalista no mundo televisivo e a dependência da imagem
Ana Rita Silva Pereira
Orientação: Elsa Costa Silva
Jornalismo desportivo em tempo de pandemia: teletrabalho e emoções a distância
André Joaquim Figueiredo da Cruz
Orientação: Felisbela Lopes
O impacto do online no jornalismo internacional: uma análise às notícias mais vistas na secção Mundo do site do Jornal de Notícias
Bernarda Andreia Cardoso e Santos
Orientação: Felisbela Lopes
A atualidade nas newsmagazines: o caso da revista Notícias Magazine
Bruna Patrícia de Sousa Gomes
Orientação: Felisbela Lopes
A influência das fontes no trabalho de jovens jornalistas de Portugal e do Brasil. Jovens jornalistas de Portugal e do Brasil
Carlos Eduardo Piloto Cirne
Orientação: Elsa Costa Silva
A (sub)representação dos países nas notícias: o caso da revista Visão
Fernando Gabriel Rodrigues Ribeiro
Orientação: Felisbela Lopes
Os efeitos da convergência mediática numa redação. O caso da Rádio Renascença
Gonçalo Filipe Gomes Lopes
Orientação: Madalena Oliveira
O desporto para além do futebol, a aposta recente do zerozero: uma análise à forma como são noticiadas as modalidades
João Gonçalo Barros Silva
Orientação: Luís António Santos
Porto Canal: a convergência na transição da TV tradicional para a TV Online
Liliane da Rosa Machado
Orientação: Madalena Oliveira
As práticas dos jornalistas do MaisFutebol no Twitter
Ricardo Jorge Teixeira Castro
Orientação: Joaquim Fidalgo
Canais digitais de comunicação das marcas de luxo: análise da estratégia da Marques Soares
Bárbara Inês Ribeiro Pimenta
Orientação: Ana Melo
A influência do copywriting no engagement no Facebook: o caso Cachapuz
Carina Fernandes de Sousa Ferreira
Orientação: Sara Balonas
O impacto dos eventos na Imagem de uma cidade: O caso do Porto
Carolina Branco Ribeiro
Orientação: Ana Melo
A Comunicação interna como promotora de uma cultura organizacional e participativa
Diogo Miguel de Freitas Vieira
Orientação: Helena Pires
O digital na comunicação B2Bdos clubes de futebol: O caso do Sporting Clube de Braga
Edgar Miguel Capa Oliver
Orientação: Sara Pereira
A comunicação interna e a cultura organizacional: o impacto nas relações interpessoais, na satisfação no trabalho e nos fluxos internos de informação
Flávia da Rocha Vilas Boas
Orientação: Sandra Marinho
A comunicação estratégica digital no setor da moda: Uma experiência na marca Josefinas
Joana Faria Sousa
Orientação: Silvana Mota-Ribeiro
Comunicação estratégica para transformar: a importância da mensagem-chave para um público segmentado no contexto das ONG e o caso da Mundo A Sorrir
Julia de Souza Rios
Orientação: Silvana Mota-Ribeiro
A comunicação digital das empresas em tempo de COVID-19: estudo de caso de clientes da agência Hovo Comunicativo
Solange Cerqueira Silva
Orientação: Sara Pereira
A influência das redes sociais na comunicação das organizações militares: caso Recrutamento da Marinha Portuguesa
Stéphanie Silva Magalhães
Orientação: Ana Melo
O contributo da comunicação interna para a uniformização da identidade visual organizacional: o caso da Câmara Municipal de Celorico de Basto
Tânia Luísa Gonçalves Cunha
Orientação: José Gabriel Andrade
Ciberfeminismo na atualidade: uma análise das percepções de mulheres brasileiras face ao feminismo nas redes sociais
Natália Melo
Orientação: Rosa Cabecinhas
O digital na comunicação B2B dos clubes de futebol: o caso do Sporting Clube de Braga
Edgar Oliver
Orientação: Sara Pereira
A importância do marketing digital para as empresas e instituições: o caso do Banco de Sangue do Hospital de Braga
Ricardo Cruz
Orientadora: Anabela Carvalho
O jornalismo narrativo como alternativa ao periodismo esportivo de futebol em tempos de crise
Wladimir Rodrigues
Orientador: Joaquim Fidalgo
Jornalismo desportivo: a predominância do futebol em comparação com as restantes modalidades
Rui Filipe Ferreira
Orientador: Joaquim Fidalgo
Os processos de produção noticiosa e o lugar do futebol na imprensa regional: o caso do jornal Correio do Minho
Daniela Monteiro
Orientadora: Sandra Marinho
A influência do copywriting no engagement no Facebook: o caso Cachapuz
Carina Ferreira
Orientadora: Sara Balonas
O impacto dos eventos na imagem de uma cidade: o caso do Porto
Carolina Ribeiro
Orientadora: Ana Duarte Melo
A comunicação estratégica digital no setor da moda: uma experiência na marca Josefinas
Joana Faria Sousa
Orientadora: Silvana Mota-Ribeiro
A política em rede: o caso de Manuel Pizarro
Ângelo Cunha
Orientadora: Helena Pires
A aposta de uma rádio na linguagem visual?: a função do vídeo na Rádio Renascença
Sara Daniela Ferreira
Orientador: Luís António Santos
Os memes e as eleições de 2018 no primeiro turno no Brasil: o culto ao trágico em tempos de cibercultura
Jackeline Carvalho
Orientador: Moisés de Lemos Martins
Bom Dia Brasil – Diário da Manhã: estudo comparado de telejornalismo matinal no Brasil e em Portugal
Bárbara Smidt
Orientador: Joaquim Fidalgo
A informação para jovens adultos: o caso do P3
Sara Raquel Viana
Orientadora: Sara Pereira
Do offline para o online: o processo de convergência midiática de emissoras de rádio em Pernambuco
Pedro Paulo Souza
Orientadora: Madalena Oliveira
A comunicação na era digital: o contributo dos influenciadores digitais na notoriedade de marca: o caso Rituals
Francisca Morais Vieira
Orientadora: Sara Balonas
A comunicação digital da marca Discover Madeira: estudo comparativo entre o website e o Facebook
Francisca Joana Vilas Boas
Orientadora: Ana Duarte Melo
Os efeitos do modelo de gestão horizontal na comunicação e produção audiovisual da empresa Creative Lemons
Carolina Pinho
Orientador: Daniel Brandão
Ser e agir como mulher na teledramaturgia: uma análise crítica do discurso (multimodal) em Anos Rebeldes
Thatiana Milesi Veronez
Orientadora: Zara Pinto-Coelho
Sou(l) local: participação e narrativas hiperlocais no grupo de Facebook Coletivo Setúbal
Franco Benites de Almeida
Orientadora: Sandra Marinho
(Re)apresentações do jornalismo na era digital: o caso do V Digital
Andreia Isabel Freitas
Orientadora: Sandra Marinho
A importância das parcerias na comunicação interorganizacional estratégica das instituições de saúde: o caso do Hospital de Braga
Joana Costa Fernandes
Orientadora: Helena Pires
Perceções sobre a autoria do trabalho das agências de notícias: o caso da Agência Lusa
Ana Filipa Simões Miranda
Orientadora: Sandra Marinho
A comunicação estratégica na divulgação de organizações desportivas pouco reconhecidas: o caso do Clube de Atletismo Olímpico Vianense
Andreia Micaela Proença Barbosa
Orientadora: Silvana Mota-Ribeiro
O espaço que os acontecimentos agendados ocupam no alinhamento do Jornal da Noite da SIC
Ana Isabel Ferreira Leite
Orientadora: Elsa Costa e Silva
Os comentários às notícias publicadas no Facebook e respetivo impacto nos jornalistas: o caso do Público
Maria João Mesquita da Costa
Orientadora: Felisbela Lopes
O processo de transformação digital das empresas: um estudo de caso
Ana Sofia Macedo Silva
Orientadora: Teresa Ruão
Narrativa transmídia contra a dengue: quando a ficção e a não ficção se unem pela saúde e educação
Sandrine da Silva Souza
Orientador: Manuel Pinto
O profissional de relações públicas em Portugal: o ensino vs. o mercado de trabalho
Luzia Amorim
Orientadora: Sara Balonas
O Processo de Produção de Tutoriais Institucionais na Universidade do Minho
David Passos Rodrigues
Orientadora: Silvana Ferreira Silva Mota Ribeiro
A produção audiovisual independente na lógica de convergência corporativa nacional
Dênis Fernandes Roque
Orientador: Alberto Manuel Teixeira Sá
A relação entre motion graphics e atenção visual em vídeo. Um estudo de caso
João Paulo Dinis Pereira
Orientador: Pedro José Ermida Figueiredo Fernandes Portela
Linguagens sonora, visual e verbal no facebook
José Afonso Alves Ferreira
Orientador: Pedro José Ermida Figueiredo Fernandes Portela
Mutações da Televisão: grelha de imposição vs grelha de sugestão
Rui Manuel Amorim de Carvalho
Orientador: Alberto Manuel Teixeira Sá
Uma análise de conteúdo na imprensa: os valores-notícia e as redes sociais
Ana Filipa Rodrigues Santos Sousa
Orientador: Manuel Joaquim Silva Pinto
A importância do jornalismo de proximidade para o futebol regional de Braga: o caso do Correio do Minho
Arthur Teixeira de Macedo
Orientador: Joaquim Manuel Martins Fidalgo
Informação Televisiva da SIC: Estudo de caso da presença do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa no “Primeiro Jornal”
Marta Daniela Dias
Orientadora: Felisbela Maria Carvalho Lopes
A mediação entre cientistas e jornalistas. O caso do Gabinete de Comunicação da UMinho
Nuno Fernando Araújo Passos
Orientadora: Sara Teixeira Rego Oliveira Balonas
Diferenças entre as rotinas jornalísticas de um telejornal e de um jornal impresso: o olhar de uma estagiária
Sandra Cristiana Teixeira Costa
Orientadora: Maria Zara Simões Pinto Coelho
Quem escreve e quem fotografa nos meios de comunicação: os desafios multitasking para a “geração multimédia”
Sara Isabel Silva Lopes
Orientador: Joaquim Manuel Martins Fidalgo
A mediatização dos clubes minhotos na imprensa portuguesa: análise ao Jornal de Notícias, O Jogo e Correio do Minho
Telmo Pereira Martins
Orientadora: Felisbela Maria Carvalho Lopes
O lugar da ciência no jornalismo. O caso do jornal “Público”
Tiago Marques Ramalho
Orientador: Luís António Martins Santos
Categorização e estudo do impacto de tipologias de conteúdo numa comunidade de Facebook – o caso Mixpão Canidelo
Daniel Lopes Coelho Rodrigues de Carvalho
Orientadora: Ana Guilhermina Seixas Duarte Melo
A Auditoria como Ferramenta de Avaliação da Comunicação Interna
Daniela Sofia Alves da Cunha
Orientadora: Maria Helena Martins Costa Pires
Os processos e as dinâmicas criativas em agência de comunicação
Joana Rita Pinto da Cruz Abreu
Orientadora: Maria Rosa Soares Pedrosa Cabecinhas
Assessoria de imprensa como ferramenta estratégica de marketing de luxo
Maria Carla Valente da Silva Ferreira
Orientadora: Maria Helena Martins Costa Pires
As instituições culturais e os social media: uma análise da presença da Fundação de Serralves nas redes sociais
Marta Andreia Almeida Lopes
Orientadora: Maria Elsa Sousa Costa Silva Morais
O papel das redes sociais na relação entre a marca e os utilizadores: o caso Breathe Sport Fitness
Rute Tavares Pires
Orientadora: Sara Teixeira Rego Oliveira Balonas
Rimas, beats e jornalismo: a mediatização do rap pela imprensa portuguesa: os casos do Público, Expresso e Blitz
Nuno Rafael da Silva Gomes
Orientador: Joaquim Fidalgo
A natureza do jornalismo lifestyle: estudo de caso da Time Out Porto
Beatriz Antunes Sousa Pinto
Orientadora: Elsa Costa e Silva
A reportagem multimédia e o jornalista multitasking nos espaços online dos meios de comunicação generalistas em Portugal: o caso da Rádio Renascença
Maria Judite Cardoso Rodrigues
Orientador: Joaquim Fidalgo
A produção de jornalismo online para os jovens e o uso do Facebook: um estudo das notícias do P3
Isadora Aguiar Veloso
Orientador: Luís António Santos
O Mundo nas notícias: comparação das notícias publicadas na secção Mundo na versão impressa e no online do Jornal de Notícias
Silvia Burlacu
Orientadora: Elsa Costa e Silva
A reportagem especial no conteúdo informativo da SIC
Regina Amorim Antunes
Orientadora: Helena Sousa
Zerozero.pt: jornalismo aliado à base de dados
Daniel Rodrigo Carvalho Bessa
Orientadora: Elsa Costa e Silva
Jornalismo em Portugal: perigos e constrangimentos de uma nova realidade: um estudo de caso
Hugo Alexandre Morgadinho Pereira
Orientador: Joaquim Fidalgo
Efeito Correio da Manhã: mudança em curso no jornalismo português?
João Pedro Gonçalves Mendes Peixoto
Orientador: Manuel Pinto
Um novo papel para o jornalismo de proximidade na Era Digital
Ricardo Jorge Reis Costa
Orientador: Luís António Santos
O potencial da rádio na promoção da Literacia Mediática: criação de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar
Marisa Mourão
Orientadora: Sara Pereira
Estudo da comunicação territorial da cidade de Braga: a identidade percebida por seus moradores
Amanda Luíza Corrêa Schneider
Orientadora: Teresa Ruão
O herói desportivo na imprensa nacional da especialidade
Francisco Machado Teixeira
Orientadora: Felisbela Lopes
As marcas sem fins lucrativos como instrumentos impulsionadores do posicionamento e da angariação de fundos: o caso da ONG Mundo A Sorrir
Angélica Maria de Gouveia Dias
Orientadora: Ana Melo
“Não há perfis online perfeitos”: a importância da criação de estratégias de comunicação na gestão de marcas pessoais nas social media: o caso das celebridades
Joana Carvalho Rezende
Orientadora: Silvana Mota-Ribeiro
“Olá, eu sou a Jasmin”: um estudo de caso sobre personificação de marca enquanto estratégia de comunicação aplicada a um software de gestão cloud
Helena Emília Freire Oliveira
Orientadora: Ana Melo
A importância da comunicação interna no contexto municipal: Casa do Território: um estudo de caso
Cátia Sofia Fernandes Pereira
Orientadora: Helena Pires
A comunicação interna nos Serviços Académicos da Universidade do Minho
Adriana Filipa Afonso Gonçalves
Orientadora: Teresa Ruão
Competências comunicacionais na relação médico-doente: estudo em serviço de urgência
Elisabete Barbosa de Jesus
Orientadora: Ana Melo
A promoção da cultura pelos meios de comunicação: o caso da Rádio Universitária do Minho
Denise Isabel Rajão Ribeiro
Orientadora: Sandra Marinho
A Comunicação Interna na Administração Pública: estudo do caso da Comunidade Intermunicipal do Cávado
Inês Filipa Oliveira da Silva
Orientadora: Anabela Carvalho
Os eventos como fator de atração de uma cidade: estudo de impacto junto dos alunos Erasmus do Porto
António Pedro Pereira Rocha
Orientadora: Ana Melo
A comunicação interna no contexto das organizações: o caso Sporting Clube de Braga
Maria João Mendes Rodrigues
Orientadora: Helena Pires
Tendências da comunicação digital nas organizações contemporâneas: um estudo de caso
Alexandra Catarina da Silva Pereira
Orientadora: Teresa Ruão
A importância da comunicação estratégica aplicada a uma prática de responsabilidade social: um estudo de caso
Jessica Duarte Vieira
Orientadora: Sara Balonas
Importância do design da comunicação nas redes sociais: perspetivas das agências de comunicação
Ana Sofia Pereira Leite
Orientadora: Madalena Oliveira
Produtividade em processo multidisciplinar e colaborativo: o caso Creative Lemons
Ana Cristina Pereira Leite
Orientador: Alberto Sá
O audiovisual português: um olhar alternativo
Paulo Ricardo Gomes Batista Nogueira
Orientadora: Ana Melo
Os motion graphics no panorama da comunicação visual digital e o novo papel do designer: o estudo de caso da Samsys
Sérgio Diogo Carneiro Dias
Orientador: Pedro Portela
A participação sénior no produto audiovisual: contributos para uma estratégia de comunicação
Catarina Faria Amorim
Orientador: Alberto Sá
A adoção do vídeo pelas estações de rádio no online e o papel do som: o caso da Rádio Renascença
Ana Carolina Barreiro de Castro Gomes
Orientador: Pedro Portela
Tendências da Comunicação Digital nas organizações contemporâneas: um estudo de caso
Alexandra Pereira
Orientadora: Teresa Ruão
O papel do Gestor das Redes Sociais na criação de relações através do Facebook: o caso do Fórum Aveiro
Joana Vale
Orientadora: Sara Pereira
A importância do vídeo na comunicação online de uma marca – evento: o caso da Noite Branca de Braga
André Malheiro
Orientador: Alberto Sá
Comunicação autárquica: influência do gabinete de comunicação da Câmara Municipal de Felgueiras na imprensa regional
Ana Rafaela Oliveira
Orientadora: Madalena Oliveira
Competências comunicacionais na relação médico-doente: estudo em serviço de urgência
Elisabete Barbosa Jesus
Orienadora: Felisbela Lopes
As rotinas de produção jornalística em campanha eleitoral: o caso das eleições presidenciais de 2016 no Observador
Inês Gonçalves Mendes
Orientadora: Sandra Marinho
Do briefing à campanha on air: o papel do account na comunicação em agência
Pedro Alves
Orientadora: Elsa Costa e Silva
Empoderamento das relações públicas: a visão estratégica do consultor a partir do caso Pure Ativism
Helena Antunes
Orientadora: Zara Pinto-Coelho
A comunicação estratégica na inovação científico-tecnológica: o caso Fibrenamics
Helena Alves
Orientadora: Anabela Carvalho
Temas de ambiente na televisão portuguesa: características, mediatização e evolução: o caso do “Biosfera”
Ana Raquel Martins
Orientador: Joaquim Fidalgo
Migrações e comunicação: brasileiros que escolheram Portugal como destino
Cláudio Abdo
Orientadoras: Rosa Cabecinhas e Julia Alves Brasil
Fotografiaudiovisual: do fixo ao móvel
Adriana Alves
Orientadora: Silvana Mota-Ribeiro
As metamorfoses da imagem: uma questão técnica ou de princípios?
Ana Maria Bacelar
Orientador: Alberto Sá
O perfil académico do profissional de comunicação e a expectativa do mercado de trabalho
Renato Barbosa
Orientador: Pedro Portela
Poder local, comunicação e protocolo
Diana Carneiro
Orientadora: Madalena Oliveira
A importância da comunicação nas instituições públicas: o caso da CIM Cávado
Ana Costa
Orientadora: Rosa Cabecinhas
O audiovisual-manifestação no contexto da crise mundial, das crises urbanas e das crises de representação
Felipe Figueiredo
Orientador: Nelson Zagalo
Comunicar a Direito
Ana Rita Magalhães
Orientadora: Felisbela Lopes
O Protocolo Autárquico e os novos sinais de modernidade
Marta Sofia Magalhães
Orientadora: Teresa Ruão
Jornalismo de língua portuguesa em Macau: dificuldades e desafios
Hugo Miguel de Morais
Orientador: Luís António Santos
Do palco ao público: os protagonistas da comunicação de festivais de música em Portugal e Espanha
Marco Eurico Pinto da Silva
Orientadora: Sara Balonas
Comunicação também é Engenharia e Construção: estudo de caso do Grupo Casais
Sílvia Raquel Sousa Mendes Deolindo da Silva
Orientadora: Gabriela Gama
Publicitar a “Portugalidade” nas Redes Sociais: o caso do movimento “Vá Lá, Portugal merece”
Mariana Alexandra Santos Soares
Orientadora: Sara Balonas
Promoção de Eventos para a construção, consolidação e manutenção da imagem corporativa
Ana Filipa Mendanha Simão
Orientadora: Zara Pinto-Coelho
Comunicação digital: técnicas de promoção das marcas nas redes sociais e nos motores de busca
Cláudia Manuela Pereira Barros
Orientadora: Teresa Ruão
Estratégias de comunicação de marcas de luxo: estudo de caso: Givenchy em Portugal
Márcia Gisela Fernandes Vaz
Orientadora: Gabriela Gama
A importância da música no cinema: o score
Laura Salomé Ribeiro de Sousa
Orientador: Nelson Zagalo
O tratamento jornalístico que a RTP1 dá à Cultura: o caso do telejornal
Ana Rita Magalhães Ramos
Orientadora: Sandra Marinho
A importância da infografia no jornalismo e a sua utilização no Porto Canal
Laura Julieta Rodrigues Pereira Fonseca
Orientador: Nelson Troca Zagalo
Os desafios da comunicação integrada no grupo dst: fazer negócios a falar de cultura
Celeste Raquel Rodrigues de Sousa
Orientadora: Ana Duarte Melo
A importância do profissional de relações públicas no e-commerce em Portugal
Marcelo Augusto Jesus e Almeida
Orientadora: Silvana Mota-Ribeiro
O papel da comunicação estratégica nas Instituições de Saúde: o caso do Hospital de Braga
Neuza Sofia Felgueiras Alpuim
Orientadora: Silvana Mota-Ribeiro
Redes sociais como ferramenta para a divulgação de ações de responsabilidade social corporativa: o estudo de caso da TOMS
Rita Alexandra Veira Baptista
Orientadora: Elsa Costa e Silva
A problemática do papel da assessoria de imprensa na produção jornalística
Andreia Filipa Duarte
Orientadora: Silvana Mota-Ribeiro
Au revoir, Portugal: a influência do ambiente sociocultural nas rotinas produtivas: análise dos noticiários da manhã da Alfa e da Renascença
Elisa Maria Sá Campos
Orientador: Luís António Santos
O simbólico como estratégia para a alteração comportamental: o caso Águas do Porto
Ana Sofia Morgado Dias
Orientadora: Sara Balonas
A relação entre jornalistas e leitores no online: análise do feedback do público durante a experiência de estágio no P3
Ana Amélia Vieira Fernandes
Orientadora: Sandra Marinho
Rádio Renascença: um caso de sucesso na convergência jornalística?: experiência de estágio e considerações criticas
Geremias de Sousa Furtado
Orientadora: Zara Pinto-Coelho
Estratégias de comunicação e de relacionamento com públicos no meio digital: o caso Insigniya
Ana Karla de Souza Lima Gomes
Orientadora: Ana Duarte Melo
Uma cultura de construção que constrói cultura: a comunicação estratégica do grupo DST
Adriana Raquel Pinheiro Gonçalves
Orientadora: Teresa Ruão
Eficácia publicitária, um eterno desafio: o estudo de caso Mebocaína
Sara Raquel Pestana de Gouveia
Orientadora: Ana Duarte Melo
Jornalismo desportivo: entretenimento ou informação
João de Moura Lacerda
Orientador: Manuel Pinto
Quem são eles?: análise da construção da identidade, formas de interação e laços sociais dos portugueses e brasileiros no facebook
Naiara Back de Moraes
Orientadora: Silvana Mota-Ribeiro
A estética audiovisual: o caso do Canal 180
Gonçalo Telmo Salgado Moura
Orientadora: Rosa Cabecinhas
O papel das relações públicas na gestão da comunicação entre as empresas e a comunicação social
Ana Sofia Monteiro Mota
Orientadora: Teresa Ruão
A região nas plataformas: o caso da Nordeste TV
Nuno Miguel Vaz Nascimento
Orientador: Alberto Sá
O profissional da comunicação no contexto da ciência da informação
Marlene Alexandra Teixeira de Oliveira
Orientadora: Madalena Oliveira
O telejornalismo: um estudo sobre as diferenças de um canal informativo e um canal generalista da mesma estação
Ana Carina Oliveira Pereira
Orientador: Luís António Santos
Comunicar em saúde no setor público português: o potencial da comunicação estratégica na promoção da saúde e prevenção do tabagismo
Bianca Pereira Miranda
Orientadora: Anabela Carvalho
Repensar a gestão de crises em redes sociais: o caso do voo MH370
Carla Oliveira Amaral de Pinho
Orientadora: Elsa Costa e Silva
O contributo das redes sociais no processo de rebranding
Lúcia da Conceição Pereira Pinho
Orientadora: Sara Balonas
Cinema : as curtas metragens à procura de mercados
Ana Margarida Nunes Ramos
Orientador: Nelson Zagalo
Frequência 180: estilismo sonoro nas narrativas audiovisuais
João Paulo Teixeira Rodrigues
Orientadora: Sandra Marinho
A rádio na vida dos cidadãos: estudo do papel das rádios locais
Cátia Sofia Ferreira da Silva
Orientadora: Sara Pereira
A perceção dos jovens face à publicidade no facebook
Georgina Daniela Costa Sousa
Orientadora: Helena Pires
Informação e serviço público: um retrato do “Jornal 2”
Rui Carlos Pereira Teixeira
Orientadora: Felisbela Lopes
Os social media como parte integrante da comunicação empresarial
Renata Filipa Vidrago Vieira
Orientadora: Helena Pires
O infotainment em tempo de férias: um novo paradigma do Jornalismo Televisivo?: análise do jornal da noite de sábado da SIC
Vânia Filipa Maia Antunes
Orientadora: Felisbela Lopes
Selfie: a força comunicacional do autorretrato que as redes sociais reinventaram
Ana Maria Peixoto Fernandes
Orientador: Pedro Andrade
O esqueleto da campanha autárquica : o caso de Vila Nova de Gaia, 2013
Carla Oliveira Almeida
Orientadora: Zara Pinto-Coelho
Os novos horizontes da narrativa publicitária: haiku ou (r)evolução?
Márcia Renata Queirós da Silva Alves
Orientadora: Ana Duarte Melo
Uma nova maneira de fazer televisão: o caso do Canal 180
Sofia Isabel Dias Alves
Orientadora: Sandra Marinho
Globalização e jornalismo local: um estudo de caso do Porto24
Rafael Ferreira Andrade
Orientadora: Madalena Oliveira
A importância da comunicação online na gestão de eventos : o caso do Barcelona Festival of Song
João Carlos de Pereira Ferreira e Silva Arantes
Orientadora: Teresa Ruão
O lugar do crime no jornalismo: a escrita de notícias sobre crimes no Diário de Notícias
Ricardo Batista Bettencourt
Orientadora: Sandra Marinho
A gestão e produção de conteúdo digitais na comunicação estratégica
Patrícia Afonso Barroso
Orientadora: Silvana Mota-Ribeiro
A comunicação ao serviço da promoção dos territórios : o caso da CIM do Ave
Cristiana Sampaio Simões do Carmo
Orientadora: Silvana Mota-Ribeiro
Utilização de recursos tipográficos em vídeos promocionais e institucionais
Bruno Maciel Bezerra Cavalcanti
Orientador: Alberto Sá
Teias da rádio: transmissibilidade e emissões em cadeia: impacto nos conteúdos de proximidade
Pedro Filipe Peixoto da Costa
Orientadora: Madalena Oliveira
A importância da comunicação integrada na atividade de uma organização sem fins lucrativos
Sara Cristina Tomásio Cruz
Orientadora: Sara Balonas
As fontes de informação jornalísticas e o Porto Canal
Carla Maria Martins Dias
Orientadora: Luís António Martins
O papel da comunicação estratégica na gestão de redes de cooperação interorganizacionais: o caso do CEDT
Eduarda Isabel Ribeiro Fernandes
Orientadora: Silvana Mota-Ribeiro
Posicionamento internacional de uma marca de calçado português: o caso “My Maria Guimarães”
Melissa Gonçalves Fernandes
Orientadora: Ana Duarte Melo
Storytelling interativo: a banda desenhada nos novos meios digitais de informação
Rafael Carvalho Ferraz
Orientador: Nelson Zagalo
Cabral segue sua nau: as representações da homossexualidade masculina luso-brasileira nas revistas Junior e Com’Out
Thiago Filipe Ferreira
Orientadora: Silvana Mota-Ribeiro
O jogo da participação: pensamento estratégico nas caixas de comentários dos jornais online
João Fernando Ferreira Gonçalves
Orientadora: Sara Pereira
Jornalismo desportivo em Portugal : notícia ou especulação?: análise das fontes nos diários “O Jogo”, “A Bola” e “Record”
Tatiana Raquel Correia Henriques
Orientadores: Felisbela Lopes e Rui Novais
Jornalismo e tradução: quando a notícia é produto de dois mundos
Ana Catarina da Costa Hilário
Orientadora: Sandra Marinho
Uma visão integrada da sustentabilidade e responsabilidade social: o caso be true
Ana Isabel Loureiro Lopes
Orientadora: Teresa Ruão
O fenómeno jornalístico de Agosto: uma análise aos noticiários da manhã da Renascença
José Miguel Dias Lopes
Orientador: Luís António Santos
A comunicação da ciência e as estratégias online: o caso do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Ricardina Alexandra Silva Magalhães
Orientadora: Teresa Ruão
As relações de hierarquia entre redações do Record e as eleições no SC Braga
João Miguel Lobo Ribeiro da Silva Monteiro
Orientador: Luís António Santos
Plateaux informativos: a cadeira da opinião na televisão independente
Liliana Raquel Silva Oliveira
Orientadora: Felisbela Lopes
E-branding: o caso Ach. Brito no Facebook
Francisca Costa Paiva
Orientadora: Sara Balonas
A comunicação na cultura: assessoria de imprensa em Serralves
Ana Rita Mesquita Peixoto
Orientadora: Teresa Ruão
Luzes sobre a realidade: direção de fotografia aplicada ao documentário
Marcos Miguel Costa Pereira
Orientadores: Rosa Cabecinhas e António Branco da Cunha
Os orgãos de comunicação social como fonte de informação para os jornalistas: o caso do Maisfutebol
Rita Isabel Lopes Pereira
Orientadora: Sandra Marinho
Capital Europeia da Cultura 2012: o lugar da cultura na rádio pública
Joana Maria Lima Oliveira Rodrigues
Orientadora: Madalena Oliveira
Do jornal para a televisão: por que razão falam todos do mesmo?: reflexões a propósito de um estágio no ‘Jornal de Notícias’
Inês Garrido Santos
Orientador: Manuel Pinto
A importância de práticas de comunicação estratégica na imprensa local e regional: o povo, um estudo de caso
Ana Isabel Martins da Silva
Orientadora: Helena Pires
O perfil social dos jornalistas: uma análise do uso do Facebook nos jornalistas portugueses
Francisco Conrado Araújo Silva Filho
Orientador: Luís António Santos
Quem tem boca vai à net: como a recomendação online transformou o setor de hotelaria e o caso Braga POP Hostel
Mateus de Melo Pontes e Silva
Orientador: Alberto Sá
A comunicação organizacional na atração de novos alunos: o caso da Escola de Direito da Universidade do Minho
Sónia Cristina Melo da Silva
Orientadora: Teresa Ruão
Euronews 2.0: o desafio de “pensar digital”
Sandra Valdivia Teixeira
Orientadora: Sandra Marinho
O vídeo e o jornalismo multitasking no P3: três meses de estágio
João Manuel Morais Vilares
Orientador: Luís António Santos
Fundações jornalísticas: em busca de um novo modelo de negócio para a imprensa
Filipe dos Santos Alves
Orientador: Joaquim Fidalgo
Será que as marcas que se alicerçam no meio ambiente se preocupam realmente com este, ou será mais uma forma de negócio?
Pedro Ricardo Casas Alves
Orientadora: Helena Sousa
A televisão e as questões ambientais: o percurso e um estudo de caso em Portugal e no Brasil
Alice Dutra Balbé
Orientador: Joaquim Fidalgo
Portugal em direto : uma experiência de estágio e de serviço público
Cristina Filipa Macedo Barbosa
Orientadora: Madalena Oliveira
O processo de edição: quando a gestão de sensibilidades entra em cena
Maria João Ribeiro Pinto Borges
Orientador: Alberto Sá
A homogeneização das notícias: um estudo do Desporto online da Rádio Renascença
David Filipe Gonçalves Carvalho
Orientador: Luís António Santos
A participação do cidadão na informação da TVI
Ângela Catarina Ferreira Coelho
Orientadora: Felisbela Lopes
Do velho se faz novo: a integração de imagens de arquivo no telejornalismo
Luís Miguel Machado Costa
Orientadores: Felisbela Lopes e Alberto Sá
A importância da cultura organizacional na imagem de uma instituição desportiva centenária: o caso do Clube Fluvial Portuense
Susana Emanuela da Silva Pimenta Costa
Orientadores: Gabriela Gama
Um olhar socio-semiótico sobre a multimodalidade do discurso publicitário: relação texto – imagem em análise
Natacha Sofia Costa Cunha
Orientadora: Zara Pinto-Coelho
Organização de eventos empresariais: importância da avaliação e medição do impacto
Pedro Alexandre Leal Cunha
Orientadora: Gabriela Gama
O P3 e o crowdsourcing: seis meses de estágio
João Nuno Nogueira Dias
Orientador: Manuel Pinto
PES, um videojogo ou uma nova forma de o jogador interagir no jogo de futebol?
Bibiana Andreia Duarte Fernandes
Orientador: Nelson Zagalo
Ver não custa, o que custa é saber ver: a crítica social e política na comunicação visual do teatro de revista à portuguesa no Parque Mayer (1926-2011): uma análise sócio-semiótica visual
Helena Carla Gonçalo Ferreira
Orientadora: Silvana Mota-Ribeiro
A mediatização da crise financeira no Jornal da Noite da SIC
Alberto Gonçalves Fragoso
Orientador: Joaquim Fidalgo
Publicidade sob prescrição médica: os desafios quotidianos no Departamento Health da agência publicitária Caetsu
Nathalie Pereira Grandinho
Orientadora: Sandra Marinho
Comunicação interna e coerência organizacional: um estudo de caso
Kamila Granzotto
Orientadora: Teresa Ruão
Reflexos das utopias do jornalismo online na Rádio Renascença
Pedro Filipe Ribeiro de Moura
Orientador: Luís António Santos
Colaboração no programa de interação com a sociedade (Comunicação de Ciência) na Escola de Ciências da Universidade do Minho e desempenho de funções de comunicação e gestão de eventos: relatório sobre atividade profissional
Paula Maria Ramos Nogueira
Orientadora: Anabela Carvalho
A competência de comunicação intercultural no contexto da mobilidade internacional: análise das motivações dos estudantes da Universidade do Minho
Elsa Carina Carvalho Oliveira
Orientadora: Rosa Cabecinhas
Comunicação autárquica: a democracia e as relações publicas
Susana Filipa Moreira Pinto
Orientadora: Silvana Mota-Ribeiro
Viana do Castelo em notícia: os casos d’A Aurora do Lima e do Falcão do Minho
Lénia Susete de Castro Rego
Orientadora: Helena Sousa
Técnicas de comunicação em rede de suporte à cultura participativa e criadora
Elisabete Maria Peixoto Ribeiro
Orientador: Nelson Zagalo
Campanhas contra o H1N1: análise comparativa das estratégias semióticas de Portugal e do Brasil
Brenno Anderson Azevedo Rodrigues
Orientadora: Teresa Ruão
Thinking outside the box at Bosch: a auditoria de comunicação interna como ferramenta para o alinhamento estratégico
Joanna de Lima Rodrigues
Orientadora: Teresa Ruão
O Brasil e os correspondentes: do samba ao morro, desconstruir estereótipos?
Vanessa Ribeiro Rodrigues
Orientadora: Elsa Costa e Silva
A polivalência nas ciências da comunicação: reflexões sobre os efeitos da precarização do trabalho na formação de competências de licenciados em Comunicação
Marlene Rodrigues da Silva
Orientadora: Zara Pinto-Coelho
Análise de uma estratégia diferenciadora na comunicação de vinhos : o caso “Fabulosos” da marca Niepoort
Miguel Castro Lopes Cerqueira da Silva
Orientadora: Teresa Ruão
Social media, uma nova forma de comunicação low-cost? O caso do Facebook
Diana Isabel Cunha Sousa
Orientadora: Helena Sousa
Comunicação política e produção radiofônica: o caso do programa ‘A Voz do Brasil’
Fernando Henrique de Souza
Orientadora: Madalena Oliveira
Estratégia de comunicação nas pequenas empresas: o caso Portcril, SA
Ana Cláudia Rocha Tavares
Orientadora: Gabriela Gama
O jornalista como mediador nos espaços de informação de saúde: compreender os especialistas para informar os cidadãos
Bruno Miguel Leite Tomé
Orientadora: Sandra Marinho
A representação da dor na imprensa nacional: análise da relação entre os media e as fontes de informação durante a experiência de estágio no Jornal de Notícias
Ana Rita Moreira Vilaça
Orientadora: Sandra Marinho
Os desafios de um desportista sob a ótica das relações públicas: a gestão de patrocínios como ferramenta de comunicação
Erica Cardoso Vilarinho
Orientadora: Gabriela Gama