“Fronteiras do jornalismo e modelos de negócio: constrangimentos e sustentabilidade”

Realizam-se, no próximo dia 21 de novembro, na Sala de Atos do ICS, o II Encontro do GT de Economia e Políticas de Comunicação e o V Encontro do GT de Jornalismo e Sociedade subordinados ao tema “Fronteiras do jornalismo e modelos de negócio: constrangimentos e sustentabilidade”.

O exercício do jornalismo tem sido permanentemente desafiado pelas disposições tecnológicas e interpelado pelas condições sociais. Crescentemente, na actual conjuntura, a profissão tem sido também ameaçada a nível empresarial pelas dificuldades financeiras e económicas que ameaçam a sua sustentabilidade. A falência do tradicional modelo de negócio tem colocado as empresas jornalísticas sob pressão, afectando não só os recursos necessários ao desempenho da missão mas também obrigando o jornalismo a uma redefinição do seu campo e das práticas éticas e deontológicas

É nesta intersecção, entre jornalismo, sustentabilidade económica e ética, que se situa este encontro organizado conjuntamente pelos GT de Economia e Políticas de Comunicação e de Jornalismo e Sociedade. A identificação destas problemáticas abre um campo comum de reflexão aos investigadores de ambos os GT que são, assim, convidados a partilhar os seus trabalhos.

A organização do evento é uma parceria entre o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e a Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM).

O programa detalhado está disponível aqui.

[Texto publicado a 14-11-2018]