Teve lugar, no passado dia 29 de março, na Sala de Atos do ICS, mais uma sessão do ciclo de Seminários Doutorais de Ciências da Comunicação e Estudos Culturais com as participações de Giovanna Leone e Silvana Mota-Ribeiro.
Da parte da manhã, Giovanna Leone, investigadora na Sapienza University of Rome, falou sobre o tema “Breaking down intergenerational silences: the case study of current narratives on italian colonial crimes”. O silêncio intergeracional sobre os crimes coloniais italianos é um estudo de caso que confirma que o silêncio sobre os fatos históricos relativos a violência massiva é uma ocorrência “banal” nas narrativas intergeracionais. Na sua investigação, Giovanna Leone explorou como os crimes cometidos pelo exército italiano durante a invasão colonial da Etiópia ainda são autocensurados nos atuais livros de história da Itália, assim como observou reações emocionais e cognitivas de jovens universitários quando expostos a uma narrativa auto-sensorial social de longa duração, seja de uma maneira clara e franca, seja de maneira mais leve ou mais evasiva.
Da parte da tarde, Silvana Mota-Ribeiro, investigadora do CECS, ministrou o workshop “Metodologias de análise visual: a semiótica social e a multimodalidade”. Esta palestra procurou abarcar o universo da Semiótica Social e da multimodalidade enquanto formas de Análise Crítica do Discurso, com o objetivo de mostrar efetivamente como são cruciais para desvendar e identificar significados e discursos em vários textos, nomeadamente visuais e multimodais.
O ciclo de Seminários Doutorais de Ciências da Comunicação e Estudos Culturais é uma iniciativa conjunta do CECS e do Departamento de Ciências da Comunicação.