No passado dia 29 de novembro, o auditório do Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, encheu-se em homenagem a Albertino Gonçalves.
Organizado pelo Departamento de Sociologia da Universidade do Minho e pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, o fim de tarde começou com a performance do Grupo Etnográfico de Melgaço. Seguiram-se as intervenções de vários amigos e colegas do investigador do CECS.
Madalena Oliveira, do CECS, Carlos Veiga, do Departamento de Sociologia, Joaquim Costa, da Comissão Organizadora, e Manoel Batista, Presidente da Câmara de Melgaço, fizeram parte da primeira mesa. Seguiu-se um momento de reflexão sobre a vida académica de Albertino Gonçalves, por parte de Moisés de Lemos Martins e moderação de Alice Matos.
Após uma lição de Albertino Gonçalves sobre “O olhar de cristo”, o encontro continuou com o momento musical de Francisco Béreny Domingues (guitarra) e com a Álvaro Domingues a ter a palavra para falar do homenageado.
Antes de o evento terminar com mais uma atuação do Grupo Etnográfico de Melgaço, houve ainda espaço para a apresentação do livro Sociologia Indisciplinada, por Rita Ribeiro.