I Seminário do Centro de Apoio à Vida Independente

No passado dia 22 de novembro, teve lugar o I Seminário do Centro de Apoio à Vida Independente (CAVI) da Associação Vida Independente (AVI).

Em resposta a uma aspiração antiga, o Modelo de Apoio à Vida Independente – presente no Decreto-Lei 129/2017 –  está a mudar a vida das pessoas com deficiência. São já quase 1000 portadores de deficiência que, por todo o país, começam a receber apoio de assistentes pessoais para responder às suas necessidades básicas.

A nova legislação está, por isso, a mudar o paradigma social no que diz respeito à intervenção das pessoas com deficiência, facilitando as tarefas do quotidiano e oferecendo-lhes mais autonomia, conforme referiu Carlos Veiga, investigador do CECS e um dos organizadores do seminário.

De acordo com Inês Mendes, coordenadora técnica do CAVI da AVI, seminários como este “são importantíssimos para fazer uma reflexão do modelo e intervenção na área da vida Independente, mas também de partilha das experiências pessoais e organizacionais dos técnicos e pessoas envolvidas neste projecto-piloto”.

[Publicado: 26-11-2019]