O II Encontro de Cultura Visual, dedicado à temática da memória cultural e do arquivo, decorre já nos próximos dias 14 e 15 de setembro, quinta e sexta-feira, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.
Esta edição contará com mais de uma vintena de comunicações e três conferências em torno da questão da memória na sua interceção com diversas temáticas como a fotografia, o cinema, a televisão, a propaganda, o jornalismo e a arqueologia. No dia 14, Víctor del Río, professor de teoria da arte na Universidade de Salamanca e na Universidade Politécnica de Valência, pronunciará uma conferência sobre a dimensão tecnológica do arquivo e a sua relação com a máquina. No mesmo dia, a conferência de Victor dos Reis, Professor Auxiliar da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e investigador do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, incidirá sobre a obra fotográfica de Afonso Chaves, naturalista, geofísico e metereologista açoriano. No dia 15, Maria do Carmo Piçarra, investigadora de Pós-Doutoramento no Centro de Estudos Comunicação e Sociedade e do Centre for Film and Aesthetics-University of Reading, apresentará uma conferência dedicada à violência colonial nas imagens de arquivo.
O II Encontro de Cultura Visual conta ainda com um programa de atividades sociais e culturais. No átrio do Instituto de Ciências Sociais, estará exposta, durante os dias 14 e 15, uma instalação promovida pela Passeio, Plataforma de Arte e Cultura Urbana do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. No dia 14, será exibido, na Livraria Centésima Página, o filme A Toca do Lobo de Catarina Mourão, com um debate animado por Paulo Cunha, Professor Auxiliar Convidado da Universidade da Beira Interior, membro da direção da AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, do Cineclube de Guimarães e membro dos comités de selecção de filmes do Festival Internacional Curtas Vila do Conde e do Festival Porto/Post/Doc.
Os Encontros de Cultura Visual são da responsabilidade do Grupo de Trabalho de Cultura Visual da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM). Esta segunda edição conta ainda com a parceria do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS-UM).
Mais informações, aqui