A terceira edição das Jornadas de Comunicação de Ciência da Universidade do Minho já tem data marcada: no próximo dia 29 de abril, em formato online e de acesso gratuito. O evento, organizado pelos alunos e direção do Mestrado em Comunicação de Ciência da UMinho, vai reunir profissionais de comunicação, investigadores e académicos num debate sobre “Interseções – Arte, Ciência e Tecnologia”.
As Jornadas têm como objetivo refletir sobre o potencial dos processos criativos na comunicação de ciência, como forma de partilha do conhecimento e promoção da cultura científica, com enfoque nas boas práticas e nos novos formatos de comunicação de ciência.
O painel de oradores convidados contará com Iberê Thenório, jornalista brasileiro fundador do canal do Youtube ‘Manual do Mundo’, com mais de 17 milhões de seguidores; Rosalia Vargas, Presidente da Agência Ciência Viva de Portugal e Diretora do Pavilhão do Conhecimento; Paulo Gusmão, coordenador do programa de podcasts Casa Comum, Universidade do Porto; Maria Portela, divulgadora científica e compositora, Imperial College, Londres; Cristina Soares, consultora em Comunicação Clara de Ciência; Nuno Castro, Professor e Investigador, LIP Minho e ATLAS (CERN); Bruno Pinto, investigador e comunicador de ciência e ambiente, MARE, Universidade de Lisboa; e Joana Miranda, diretora Media Arts, gnration.
O programa inclui três oficinas que pretendem apoiar a formação e o desenvolvimento de competências de comunicadores de ciência. Pedro Alvito, monitor no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP); Constança Freire, escritora e técnica de comunicação, MHNC-UP; e Telmo Dourado, especialista em Media para televisão, RTP, são os formadores convidados.
As III Jornadas de Comunicação de Ciência decorrem a 29 de abril, a partir das 09h45. O evento é gratuito, mas de inscrição obrigatória. A programação completa e o formulário de inscrição estão disponíveis no site do evento.