Horários e Oficinas Pedagógicas | Exposição “O Silêncio da Terra: visualidades (pós)coloniais intercetadas pelo Arquivo Diamang”

A Exposição “O Silêncio da Terra: visualidades (pós)coloniais intercetadas pelo Arquivo Diamang” desdobra-se em dois espaços, a Galeria do Paço e o Museu Nogueira da Silva (Universidade do Minho), e encontra-se patente ao público entre os dias 30 de abril e 30 junho -10 de setembro.

A Exposição tem por objetivo problematizar o arquivo fotográfico da Companhia de Diamantes de Angola (Museu Nogueira da Silva), constituído com o objetivo explícito de documentar a missão civilizacional empreendida na Lunda, entre 1917 e 1974. A mostra corporiza um dos resultados do projeto de investigação “Mapeamento e Sentidos Críticos do Arquivo Fotográfico da Empresa Companhia de Diamantes de Angola (Diamang)”, coordenado por Fátima Moura Ferreira (Universidade do Minho).

Na Galeria do Paço a exposição encontra-se acessível para visitas até ao dia 30 de junho, de segunda a sábado, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. No Museu Nogueira da Silva pode ser visitada até ao dia 11 de setembro, no mesmo horário.

Artistas representados nos dois espaços expositivos: Alida Rodrigues, Ângela Ferreira, Catarina Simão, Délio Jasse, Filipa César, Francisco Vidal, Henrique Neves Lopes, Irineu Destourelles, Kiluanji Kia-Henda, Marilu Námoda, Mónica de Miranda, Nuno Nunes-Ferreira, René Tavares.

Visitas individuais e de grupo

Para além de visitas individuais nos horários já referidos, iniciam-se no dia 8 de maio as visitas de grupos (por marcação, de segunda a sábado, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00), com a presença da equipa curatorial, artistas, a equipa do serviço educativo e um conjunto de assistentes, com formação específica sobre a exposição, que irão guiar estas visitas (estudantes de licenciatura e mestrado nas áreas de História, Artes Visuais e Património Cultural da Universidade do Minho e estagiárias da área do Turismo).

Oficinas artísticas

São, ainda, oferecidas duas oficinas artísticas: Oficina Monotipia com gelatina e Oficina Cianotipia. Estas dirigem-se a diferentes tipos de público de acordo com as suas necessidades e características particulares. A conceção e a dinamização destas oficinas é feita pelos alunos da Licenciatura de Artes Visuais da UMinho, em coordenação com Patrícia Leal e Paula Simões. As oficinas decorrem às terças e quintas de tarde a partir de 17de maio até 29 de junho no Museu Nogueira da Silva. O público-alvo são estudantes do pré-escolar até ao ensino secundário.

Agendamento de visitas para grupos e inscrição nas oficinas:

Email: sec@mns.uminho.pt
Telefone: 253 60 12 75

Equipa curatorial: Duarte Belo, Fátima Moura Ferreira, Miguel Bandeira Duarte e Patrícia Leal.

Equipa serviço educativo: Paula Simões, Isabel Macedo, Tiago Silva, Rita Oliveira.

Assistentes: Bruno Fonseca, Catarina Medeiros, Debora Fernandes, Diogo Silva, Filipa Rodrigues, Gonçalo Gregório, Gonçalo Sousa, Helena Figueiredo, Inês Pereira, Isabela Curvo, Margarida Sousa, Maria Macedo, Nelson Pereira, Tiago Araújo e Vítor Mattos.

[Publicado: 22-04-2021 | Alterado: 01-05-2021]