A investigadora do CECS, Sara Pereira, participou, a convite, na “Iniciativa Portuguesa sobre a Governação da Internet”, que se realizou no dia 29 de setembro, no IAPMEI, em Lisboa. A intervenção teve lugar na sessão paralela 1 (“O exercício da cidadania plena é possível sem inclusão digital?”).
A Iniciativa Portuguesa sobre a Governação da Internet é uma plataforma nacional de diálogo que reúne atores sociais, públicos e privados e a sociedade em geral para informar, refletir e debater de forma aberta e interativa, a temática da Governação da Internet, cada vez mais relevante nos panoramas nacional e internacional.
O lançamento da Iniciativa decorreu na sequência de um movimento a nível global que conduziu a vários stakeholders a organizarem, de forma voluntária, em várias parte do mundo, Iniciativas Nacionais e Regionais do Fórum de Governação da Internet para discutir questões emergentes relacionadas com a Governação da Internet, junto das respetivas comunidades.
Todas as Iniciativas Nacionais e Regionais aderem aos princípios do IGF espelhados nos artigos 72.º e 73.º da Agenda de Tunes adotada na Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação de 2005.
A 1ª edição a nível nacional realizou-se em 2010 e as edições ulteriores em 2012, 2013 (aquando da realização do EuroDIG em Portugal) 2014, 2015 e 2016 (mais informações: www.fct.pt).
A edição 2017 será coorganizada pela ANACOM, APDSI, DNS.PT, FCT, IAPMEI e pela ISOC Portugal, e decorrerá no dia 29 de setembro de 2017.
A reflexão nacional multissetorial (multistakeholder) e as principais mensagens de Portugal que resultarão desta edição do Fórum deverão contribuir para a discussão que decorrerá a nível mundial, no âmbito das Iniciativas Nacionais e Regionais, na 12º edição do IGF, em Genebra, de 18 a 21 de dezembro 2017, sob o tema “Shape Your Digital Future!”.
Toda a informação, aqui