Alice Delerue Matos é doutorada em Ciências Sociais, com especialização em Demografia, pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, em 2007. É Professora Auxiliar do Departamento de Sociologia da Universidade do Minho. Coordena a equipa portuguesa do maior projeto europeu longitudinal na área das Ciências Sociais, o projeto SHARE – Survey of Health, Ageing and Retirement in Europe e é consultora estrangeira do projeto congénere ELSI-Brasil (Estudo Longitudinal da Saúde e bem-estar dos Idosos Brasileiros).
Centra a sua investigação nas áreas da Sociologia do Envelhecimento, Sociologia da Saúde e Demografia. Das suas publicações mais recentes constam Social isolation, physical inactivity and inadequate diet among European middle-aged and older adults (2021) (com Barbosa, F.; Cunha, C.; Voss, G. & Correia, F.), Eixo Atlántico: situación demográfica e perspectivas (2020) (com Castro, A. & Martinez, G.) e O contributo da Demografia para o conhecimento e políticas de mitigação da pandemia (2020) (com Nogales Vasconcelos, A.).
Membro da direção da Associação Internacional de Sociólogos de Língua Francesa, Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Demografia e coordenadora da Área Temática Dinâmicas Populacionais, Gerações e Envelhecimento da Associação Portuguesa de Sociologia, venceu o Prémio de Mérito de Docência, pela Universidade do Minho, em 2008, e o 3º Prémio Boas Práticas de Envelhecimento Ativo com o projeto “Bem Envelhecer”, em 2012, atribuído pela Câmara Municipal de Braga e pela Fundação Bracara Augusta.