Ana Cristina Pereira (Kitty Furtado) é crítica cultural empenhada na diluição de fronteiras entre academia e esfera pública. Tem curado mostras de cinema (pós)colonial e promovido a discussão pública em torno da Memória, do Racismo e das Reparações, sendo criadora da Oficina de Reparações (mala voadora, Porto, 2023).

É investigadora do CECS, onde desenvolve o projeto individual The Black Gaze (2023.08077.CEECIND) e é professora convidada da FBAUP. Fez parte da equipa curatorial da representação de Portugal na Bienal de Veneza 2024, no âmbito da qual curou o programa Biomes. É membro ativo da COST Action 19129 – Decolonising Development (2020-24) e também é membro do GT de Cultura Visual da Sopcom – de que foi coordenadora entre 2019 e 2024 – sendo, nessa qualidade, subdiretora da VISTA: revista de Cultura Visual. Entre outros textos e edições de números especiais publicou, com Rosa Cabecinhas, o livro “Abrir os gomos do tempo: conversas sobre cinema em Moçambique” (2022).