Ana Filipa Oliveira é doutorada em Estudos de Comunicação pela Universidade do Minho. É professora convidada no Mestrado em Literacia dos Média e da Informação e Cidadania Digital da Universidade Lusófona.

A sua investigação de doutoramento foi conduzida sob orientação da professora Sara Pereira e centrou-se na produção criativa dos media em contextos educativos formais e na promoção da literacia e cidadania dos media nas escolas. A investigação foi conduzida com uma bolsa da Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia (FCT) (SFRH / BD / 126433/2016).

É licenciada em Ciências da Comunicação, tem um Mestrado em Marketing e trabalhou durante vários anos como formadora e Gestora de Marketing e Comunicação. Fez parte da equipa portuguesa do projeto SMaRT-Eu (LC-01563446) e tem colaborado com outros projetos europeus. Participa atualmente no projeto nacional YOuNDigital (PTDC/COM-OUT/0243/2021) e no projeto europeu INCOOP – Reforçar a Participação Cívica no Funcionamento dos Actores Intermunicipais e Inter-Sectoriais na Europa (621901-CITIZ-1-2020-1-SK-CITIZ-NT).

É a representante da YECREA para a secção Infância, Juventude e Media e é membro ativo de várias associações e redes nacionais e internacionais como a Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom), e a IAMCR – Associação Internacional para a Investigação dos Media e Comunicação. Colabora com várias ONG, instituições e grupos informais que promovem encontros e atividades educativas para crianças e jovens centradas na cidadania, sociedade, media e criatividade, nomeadamente a Fundação Portuguesa das Comunicações e o “Grupo de Leitura Cultura, Media e Cidadania”.

Os seus interesses de investigação incluem a juventude, participação e envolvimento cívico; produção criativa dos media, educação para os media; identidades e culturas digitais; metodologias participativas; culturas cívicas; pedagogias críticas; aprendizagem transformadora; competências dos professores, novos ambientes educativos & abordagens pedagógicas.